APROVADAS CONCESSÕES PARA DUAS RÁDIO DO ACRE



O Senado aprovou nesta terça-feira (dia 24) atos autorizando o governo do Acre, por intermédio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, a explorar uma emissora de rádio em Brasiléia (AC) e outra em Cruzeiro do Sul (AC). O senador Nabor Júnior votou contra as concessões e o petista José Eduardo Dutra (SE) absteve-se de votar.

Afirmando não ser "homem de meias palavras", Nabor Júnior definiu as duas concessões como atos eminentemente políticos do governo federal em favor do PT. O senador relatou que, no ano passado, em visita ao Acre, o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, anunciou a concessão dessas emissoras, mas ressalvou que elas seriam utilizadas unicamente para fins educativos.

- Nós sabemos que as emissoras de rádio que já existem no Acre e que são de responsabilidade do governo do estado são usadas insistentemente para fins de natureza política, para criticar e impedir o acesso dos partidos que são os aliados do governo federal - PMDB, PFL e PTB. É mais um instrumento que o governo federal está colocando na mão do governo do PT para ser usado contra os aliados do governo, que somos nós - argumentou.

O senador Tião Viana (PT-AC) se disse surpreso com a posição de Nabor Júnior e, para exemplificar sobre a importância do rádio naquele estado, afirmou que a emissora mais ouvida do Acre é a Rádio Difusora Acreana, que funciona desde 1950, sem a outorga do governo federal.

- E é essa rádio o meio de comunicação mais necessário e mais ouvido, onde indígenas se manifestam em mensagens às aldeias, onde muitas vezes se contribui com a navegação aérea e onde se interliga muitas vezes o estado em um grande debate. A coisa mais importante num estado longínquo como aquele é o rádio - observou.

O senador Júlio Eduardo (PT-AC) assegurou que a divulgação radiofônica de todos os fatos naquele estado acontecerá de forma democrática, independente do fato de o PT estar agora no governo.

O senador José Eduardo Dutra também surpreendeu-se com a posição de Nabor Júnior, dizendo que ele não tem praticado a abstenção noutros casos de concessão de rádio, mas o faz em função da disputa política do seu estado. Na opinião de Dutra, as concessões que estavam sendo votadas não contemplam o PT nem qualquer coligação política, mas o estado do Acre, por intermédio de uma fundação cultural.

Além dessas duas emissoras para o Acre, foram aprovados também decretos renovando a concessão de funcionamento da Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda, de Salvador (BA) e da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (RS). Os decretos vão agora a promulgação.

24/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADAS RENOVAÇÕES DE CONCESSÕES PARA DUAS EMISSORAS DE RÁDIO

Aprovadas concessões para 36 emissoras de rádio e duas televisões

Aprovadas 18 novas concessões para serviço de rádio

APROVADAS CONCESSÕES PARA QUATRO EMISSORAS DE RÁDIO

APROVADAS RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES PARA TRÊS EMISSORAS DE RÁDIO

APROVADAS DUAS CONCESSÕES A EMISSORAS DE TEVÊ