Aprovadas novas audiências públicas sobre mudanças climáticas



Os parlamentares da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas aprovaram nesta terça-feira (3), durante a 17ª reunião do colegiado, requerimento pedindo a realização de novas audiências públicas para debater o cenário das mudanças climáticas e do aquecimento global no Brasil. A próxima audiência pública, cujo requerimento já havia sido aprovado anteriormente, será nesta sexta-feira (6), na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande.

Três dos requerimentos aprovados nesta terça-feira são de autoria do presidente da comissão especial, deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO). O primeiro requer que dois especialistas participem da audiência pública em Campo Grande: o advogado ambientalista e ex-deputado Fábio Feldman, e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexandre Luiz de Almeida Davion. Também foi aprovado requerimento solicitando a realização de audiência pública no Rio de Janeiro para debater a ligação entre o aquecimento global e o setor elétrico brasileiro.

O terceiro requerimento proposto por Eduardo Gomes solicita uma audiência pública (provavelmente em 10 de julho em Brasília) com o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, professor Luiz Pinguelli Rosa, com o objetivo de debater o Plano de Ação Nacional de Enfrentamento das Mudanças Climáticas. Esse evento contará com a participação das Comissões de Meio Ambiente e da Amazônia da Câmara dos Deputados.

Outra audiência pública, requerida pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), contará com a participação de representantes da Embrapa e da ONG Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e discutirá a questão do reflorestamento de áreas da floresta. Já requerimento do deputado Rocha Loures (PMDB-PR) pede a realização de um seminário para discutir o consumo de energia elétrica no Brasil e o relatório da ONG WWF que analisa as mudanças na matriz energética do país, atualmente considerada uma "matriz limpa", conforme frisou o deputado Rocha Loures.

Os parlamentares aprovaram também requerimento para que a comissão envie uma delegação de deputados e senadores para visitarem a Inglaterra, atendendo a um convite da embaixada daquele país, e participarem de encontro com parlamentares e especialistas britânicos sobre mudanças climáticas. A delegação deve se encontrar com representantes do governo daquele país, além de empresários e representantes de organismos não governamentais.

O último requerimento aprovado solicita que a comissão envie dois assessores (um da Câmara e outro do Senado) para participarem do Curso de Mitigação das Mudanças Climáticas, com enfoque sobre o chamado "crédito carbono", que ocorrerá de 10 a 13 de julho em São Paulo. Também participaram da reunião da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e os deputados federais Sarney Filho (PV-MA), Fernando Ferro (PT-PE) e Augusto Carvalho (PPS-DF).



03/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão sobre mudanças climáticas poderá realizar audiências públicas por meio de videoconferência

Comissão de Mudanças Climáticas realizará mais duas audiências públicas antes de encerrar trabalhos

Conscientização sobre mudanças climáticas abrirá ciclo de audiências da CMMC

Comissão sobre Mudanças Climáticas realizará audiências em três estados

Aprovadas audiências públicas

Mudanças Climáticas abre ciclo de audiências dia 28