Aprovado edital do leilão de transmissão que será realizado dezembro



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, durante reunião pública desta quarta-feira (16), o edital do Leilão de Transmissão nº. 006/2011, que será realizado no dia 16 de dezembro, em São Paulo.

Serão leiloados nove lotes com 11 linhas de transmissão total de 1.378 quilômetros (km), e 12 subestações com 4.637 Mega-volts-àmpere (MVA) de potência. Os empreendimentos deverão somar R$ 1,6 bilhão em investimentos, com geração de 8,5 mil empregos diretos.

O prazo das obras vai variar de 18 a 24 meses. A Receita Anual Permitida (RAP) máxima prevista pela agência para todos os lotes é de R$ 195,6 milhões, valor que deverá cair com a disputa no leilão. A RAP é a remuneração que as empresas vencedoras terão direito pela prestação do serviço de transmissão a partir da entrada em operação comercial dos empreendimentos.

As instalações de transmissão serão construídas em dez estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Amazonas. 

Consulte a descrição dos lotes aqui.

A partir deste leilão, a Aneel introduziu novas regras para estimular a disputa e contribuir para evitar a inexistência de deságio. Uma delas é a redução do prazo para que o vencedor de cada lote constitua a Sociedade de Propósito Específico (SPE) que receberá a concessão. O prazo será de 35 dias após a realização do leilão.

Fonte:

Aneel



17/11/2011 13:20


Artigos Relacionados


Minuta de edital de leilão de transmissão de dezembro entrará em audiência pública

Último leilão de transmissão de 2011 será realizado dia 16

Aneel homologa resultado do leilão de transmissão realizado em setembro

Aneel homologa resultado do leilão de transmissão de dezembro

Aneel realiza último leilão de transmissão do ano no dia 9 de dezembro

Edital do primeiro leilão de transmissão de 2012 entra em audiência pública