Aprovado projeto que inscreve o nome do Brigadeiro Sampaio no Livro dos Heróis da Pátria



O Plenário aprovou nesta quarta-feira (1º) o projeto de lei da Câmara que inscreve o nome de Antônio Sampaio, o Brigadeiro Sampaio, no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (PLC 19/08 ou PL 7.282/06, na Casa de origem). A proposta será encaminhada à sanção presidencial.

De autoria do deputado Leandro Vilela (PMDB-GO), o projeto foi relatado inicialmente pela senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) e teve como relator ad hoc o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

Nascido em Tamboril, no Ceará, em 1810, Sampaio teve atuação destacada na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira e das que revidaram as agressões externas na fase imperial: Icó (CE), em 1832; Cabanagem (PA), em 1836; Balaiada (MA), em 1838; Guerra dos Farrapos (RS), em 1844-45; Praieira (PE), em 1849-50; Combate à Oribe (Uruguai), em 1851; Combate a Monte Caseros (Argentina), em 1852; Tomada do Paissandu (Uruguai), em 1864; e Guerra da Tríplice Aliança (Paraguai), em 1866.

Sampaio foi condecorado por seis vezes, no período de 1852 a 1865, por Dom Pedro II, então imperador do Brasil. Também foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército brasileiro, em 1940, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.



01/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


NOME DE DOM PEDRO I É INSCRITO NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA

Lei inclui nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria

Nome de Getúlio Vargas será inscrito em Livro dos Heróis da Pátria

Nome de Anita Garibaldi será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria

Anita Garibaldi pode ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria

CE aprova inscrição do nome de Getúlio Vargas no livro dos Heróis da Pátria