Arena Pernambuco inicia tratamento de manutenção do campo
A Itaipava Arena Pernambuco iniciou um programa especial de manutenção do gramado. Os procedimentos visam garantir o excelente estado de conservação da grama para a Copa do Mundo e manter o campo apto para a realização de jogos da Copa do Nordeste, Campeonato Pernambucano e Brasileiro de 2014. Além de utilizar uma torre de iluminação suplementar, os técnicos estão realizando uma série de atividades para potencializar o fortalecimento de toda estrutura vegetativa.
A torre de iluminação utiliza o sistema Stadium Grow Lighting (SGL) e o crescimento vegetativo e radicular da grama é acelerado, possibilitando um maior vigor nos trechos onde o equipamento é aplicado – ideal para áreas que recebem menor exposição solar.
Adotado pela primeira vez no Brasil pelo Engenhão (Rio de Janeiro), a máquina é bastante utilizada em estádios europeus para manter a qualidade dos campos mesmo durante o inverno. Nas novas arenas construídas para a Copa do Mundo, a torre deverá se tornar comum por conta do sombreamento provocado pelas coberturas.
As outras atividades previstas pelo programa de manutenção que irão proporcionar ainda mais qualidade ao solo são a descompactação e a aeração do campo. O tratamento irá remover toda camada de matéria orgânica em decomposição (chamada de colchão) permitindo, assim, que o sistema radicular da planta se aprofunde, o que aumenta a resistência do gramado à tração e aos impactos durante os jogos.
O tratamento também atuará na textura do solo, ampliando a circulação de oxigênio entre as raízes, a disposição e a absorção de nutrientes, assim como a velocidade de infiltração da água. Todo esse processo evitará que a grama utilize as reservas do seu metabolismo, mantendo-se mais saudável a longo prazo. Durante os serviços de manutenção, é possível que ocorra um desgaste na coloração da estrutura vegetativa entre as primeiras 72h e 96h após a realização dos procedimentos. Em seguida, o gramado seguirá o tratamento de rotina com corte, irrigação e descompactação, mantendo todo o conforto para os atletas.
Fonte:
Portal da Copa 2014
02/12/2013 18:39
Artigos Relacionados
Arena Pernambuco tem 30% da obra concluída
Obras do estádio Arena Pernambuco completam 43% de conclusão
Estádio Arena Pernambuco alcança 40% de execução das obras
Técnicos da Fifa e do Col elogiam obras da Arena Pernambuco
BNDES aprova R$ 400 milhões para a Arena Pernambuco
Comissão de parlamentares visita obras da Arena Pernambuco