Arenas da Copa 2014 terão certificação ambiental



Estádios serão modelo de sustentabilidade para os dois próximos mundiais

 

As 12 arenas da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) Brasil 2014 terão certificação ambiental. O modelo foi voluntariamente adotado pelo País e será usado pela entidade internacional do futebol como critério para a construção dos estádios dos mundiais de 2018, na Rússia e 2022, no Catar.

As informações foram reforçadas na terça-feira (19), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL) - que detalharam sua estratégia para a realização do megaevento esportivo de forma sustentável.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, explicou que uma das exigências do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conceder o financiamento de até R$ 400 milhões por arena foi que elas buscassem certificação ambiental. O aproveitamento da água para abastecer reservatórios e irrigar gramados, a reutilização do entulho de demolição em outros empreendimentos, e maior eficiência energética são algumas das ações adotadas nas 12 cidades-sede.

"A dimensão da sustentabilidade foi incorporada explicitamente como condição para concessão dos empréstimos pelo BNDES. Foi uma iniciativa tomada pelo governo brasileiro e pela direção do banco, o que nos permitiu incorporar dimensões muito mais amplas de sustentabilidade no projeto e na execução das obras dos estádios", afirmou Luis Fernandes.

De acordo com o diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Fifa, Frederico Addiechi, a Copa 2014 será lembrada não só como um fantástico torneio de futebol, mas pelo seu legado ambiental e social duradouro, o que exige a participação de todas as partes envolvidas, desde o torcedor até as construtoras. “Como país-sede e líder global no desenvolvimento sustentável, o Brasil e seu governo estão sendo importantes para a federação e para o COL na modelagem dessa estratégia de sustentabilidade", disse o diretor.

 

Certificação obrigatória

Na Rússia e no Catar os compromissos sociais e ambientais já foram elementos obrigatórios do processo de candidatura. Ainda como resultado das iniciativas voluntárias nos estádios do mundial brasileiro, a certificação ambiental será obrigatória na construção de todas as arenas das próximas duas copas.

 

Leia mais:

Sancionada Lei Geral da Copa

Estratégia de sustentabilidade da Copa do Mundo Fifa 2014 é apresentada na Rio+20

Portal da Copa divulga andamento das obras dos estádios

 

Fonte:
Ministério do Esporte



20/06/2012 11:47


Artigos Relacionados


Estádios da Copa do Mundo da Fifa 2014 terão certificação ambiental

Seminário debate Certificação e Gestão Sustentável das Arenas da Copa 2014

Arenas da Copa 2014 terão um policial para cada grupo de 50 pessoas

Quatro arenas da Copa terão narração audiodescritiva

Confira o andamento das obras das arenas da Copa do Mundo de 2014

Aberta inscrições para o concurso Arenas Culturais da Copa do Mundo de 2014