Argentina libera entrada de mais 965 mil pares de calçados brasileiros
O governo argentino liberou esta semana 965 mil pares de calçados brasileiros que estavam trancados na aduana argentina, por conta dos atrasos na liberação das licenças não-automáticas de importação. Restam agora 309.924 pares pendentes.
“Estamos satisfeitos com a intervenção do governo brasileiro, que possibilitou este avanço. Nossa expectativa é de que até o final da semana este volume já esteja em condições de embarque”, declarou Heitor Klein, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Há cerca de dois meses, a Abicalçados vem registrando reclamações de empresários sobre os sucessivos atrasos na liberação das licenças. Porém, desde o início de março, a entidade passou a receber relatos de que a situação foi agravada. O prazo máximo para as liberações, conforme a Organização Mundial de Comércio (OMC) e acordado com o governo argentino, é de 60 dias. No entanto, muitas licenças excederam este limite.
Para minimizar a situação, a Abicalçados vinha intervindo com comunicação direta junto ao governo argentino. Nos últimos tempos, porém, segundo a associação, as autoridades do país vizinho não responderam aos contatos, tanto da entidade, do governo brasileiro ou das empresas prejudicadas. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), tem auxiliado nas relações com a Argentina.
Fonte:
Apex-Brasil
07/04/2011 10:43
Artigos Relacionados
Argentina libera mais de 1 milhão de calçados brasileiros parados nas alfândegas
Ana Amélia comemora liberação da entrada de sapatos brasileiros na Argentina
Brasil e Argentina tentam resolver impasses nos setores de calçados e têxtil
Lista de controvérsias comerciais entre Brasil e Argentina inclui calçados e máquinas agrícolas
Rússia libera exportações de carne de mais dois frigoríficos brasileiros
Atitudes e tendências dos calçados brasileiros serão apresentadas no EUA