Arns convoca população a se vacinar contra a rubéola



O senador Flávio Arns (PT-PR) anunciou nesta terça-feira (5) que no próximo sábado (9) o Ministério da Saúde lançará a campanha "Brasil livre da rubéola", que pretende vacinar 70 milhões de pessoas até o próximo dia 12 de setembro, com foco na população masculina, uma vez que mulheres e crianças já são regularmente vacinadas. Arns disse que o objetivo é que a partir de março de 2009 mais nenhum caso de rubéola seja confirmado no Brasil.

Arns conclamou a população, entre 12 e 39 anos de idade, para que procurem os postos de vacinação, mesmo que já tenham sido vacinados. O senador frisou que a rubéola é uma doença gravíssima quando atinge gestantes podendo causar sérios danos aos bebês, como mal formações, surdez, retardo mental, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do sistema nervoso central.

- É um dever de todos imunizar-se contra a rubéola e romper a cadeia de transmissão do vírus, e não há outro meio de interromper essa doença do que a vacinação. Houve surtos em 2006 e 2007, com mais de oito mil casos registrados, sendo 161 em mulheres grávidas que resultaram em 20 casos de crianças com a síndrome da rubéola congênita. A população mais atingida (70%) foi justamente a de homens na faixa de idade entre 20 a 29 anos. Os surtos de 2007 mostram que precisamos de um impulso final.

O senador disse ainda que o início dessa campanha coincidirá com a segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite e da campanha de vacinação contra o sarampo e a caxumba. Segundo Arns, essa será uma das maiores campanhas do tipo no mundo.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodoviárias têm plantão para vacinar contra rubéola neste final de semana

Rodoviárias têm plantão para vacinar contra rubéola neste final de semana

SP convoca doadores de sangue antes do início de campanha contra rubéola

SP convoca doadores de sangue antes do início de campanha contra rubéola

Ministério quer vacinar 80% da população contra a gripe para atingir alto índice de proteção no País

SP convoca população a doar sangue nas férias