Arquivo Público lança exposição virtual sobre charges e caricaturas da década de 30
Dividida em cinco ambientes, exposição aborda diferentes gêneros dos chamados desenhos de humor
As ilustrações fazem parte da infância de todos nós, depois de crescidos, as charges ganham espaço na formação cultural, sejam elas como informações políticas em jornais impressos, revistas e, até mesmo, na internet. Pensando nisso, o Arquivo Público do Estado lança a exposição virtual "Charge, Caricatura e Política - 1930 a 1937".
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
A exposição pretende trabalhar diferentes temas do currículo escolar e será dividida em cinco ambientes. A mostra vai abordar os diferentes gêneros dessas ilustrações humorísticas, artistas renomados e os meios de comunicação deste período que faziam associações políticas usando os desenhos animados.
A exposição, que ficará permanentemente disponível neste link, permitirá que os visitantes virtuais tenham contato com o material de dois jornais da década de 30: A Platéa" e "Folha da Noite". Esses veículos traziam charges e caricaturas que retratavam com humor as questões políticas daquele período.
Os visitantes virtuais poderão ter contato com o material de dois jornais em circulação no período: 'A Platéa' e 'Folha da Noite'. Trata-se de charges, caricaturas e tiras que retratam com muito humor as questões políticas da época.
Vale a pena conferir a exposição, que retrata uma das artes que une muito mais que desenhos divertidos, mas que também são completamente ligadas ao contexto histórico, social e político.
Do Portal do Governo do Estado
11/18/2013
Artigos Relacionados
Exposição sobre charges e caricaturas da década de 30 está disponível online
Exposição virtual do Arquivo Público contextualiza Revolução de 1932
Exposição virtual do Arquivo Público contextualiza Revolução de 1932
Educação terá concurso de charges e caricaturas para alunos da rede estadual
Memória da Imprensa, do Arquivo Público do Estado, resgata notícias da década de 20
Exposição sobre movimento constitucionalista no Arquivo Público é prorrogada até dia 11