Artesãos brasileiros expôe no Salão Especial em Minas Gerais



A terceira edição do Salão Especial, iniciativa criada em 2009 para atender a uma demanda de lojistas nacionais e internacionais que buscam artesãos que comercializem seus produtos por atacado, será realizada de 5 a 7 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O evento estima receber cerca de 4 mil visitantes e gerar negócios de R$ 2 milhões em vendas imediatas.

Segundo a presidente do Instituto Centro Cape, Tânia Machado, trata-se de um evento voltado para a geração de negócios e a estimativa para os seis meses seguintes gira em torno de R$ 6 milhões em contratos firmados. “O importante para o artesão que participa do Salão Especial é potencializar o contato com lojistas, tanto nacionais quanto internacionais, visando à prospecção de negócios para o os meses seguintes”, explicou.

Durante o evento são esperados cerca de dez compradores internacionais. A participação destes lojistas é uma parceria entre o Instituto Centro Cape, a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os compradores são da Alemanha, Peru, França, Itália, Espanha, Suíça e Estados Unidos. Esses compradores selecionados participam do evento com o objetivo de divulgar o artesanato nacional no exterior e gerar negócios para os artesãos brasileiros.

De acordo com Tânia Machado, o comprador internacional vem ao País, prospecta os produtos de interesse e procura conhecer um pouco mais sobre o fornecedor. A partir deste momento, ele leva uma amostra para o seu país de origem para iniciar o processo de negociação até chegar ao momento de finalização da compra.

 

Expositores

A feira é o ambiente no qual o artesão tem a oportunidade de realizar rodadas de negócios a todo instante e diretamente com o comprador. Ao todo serão 169 estandes que irão oferecer diversos produtos fabricados com várias matérias-primas e com capacidade para atender também em pronta-entrega. Entre os materiais utilizados na produção das peças estarão presentes os tecidos, cabaça, madeira, cerâmica, metais e pedras semi-preciosas.

Cerca de 65% dos expositores são de Minas Gerais, mas participam também artesãos de diversos estados brasileiros como Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, entre outros. Cada artesão traz para o Salão Especial as peças representativas de seus estados, utilizando a matéria-prima típica e a cultura regional integrada à confecção dos produtos.

O 3º Salão Especial é um evento realizado pelo Instituto Centro Cape e patrocinado pelo governo de Minas Gerais e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

 

 

Fonte:
Apex-Brasil



19/09/2011 10:26


Artigos Relacionados


Minas Gerais vai receber monitoramento especial em áreas afetadas por alagamentos

Comissão Especial do São Francisco ouve representantes de Minas Gerais e Bahia

Showroom para atrair lojistas expõe trabalho de 200 artesãos

Salão Infantojuvenil expõe obras infantis a partir desta segunda no DF

Museu da Língua Portuguesa expõe trabalhos do Salão do Humor de Piracicaba

Previdência tem nova agência em Minas Gerais