Artesãos da região serrana do Rio de Janeiro participam de cursos de capacitação



O governo do Rio de Janeiro está promovendo cursos de capacitação para artesãos da região serrana do estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O objetivo é preparar os artesãos para atuar na gestão da produção e negociação dos produtos. As aulas ocorrem na Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e integram o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Os técnicos do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB) são responsáveis por ministrar o curso.

Os alunos aprendem noções teóricas e práticas de referências culturais do artesanato, conceitos de marketing, planejamento, associativismo e cooperativismo, além de formação de preços e empreendedorismo. A carga horária é 40 horas. Para a subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Procópio, as aulas são importantes para passar o conhecimento de mercado aos alunos. “Não adianta fazer um produto de excelente qualidade se esse produto não chegar à ponta, a quem interessa, que é o cliente”.

A subsecretária ressaltou a importância do curso de empreendedorismo, no qual os alunos são submetidos à prática de oratória e persuasão. O objetivo é capacitar o artesão para atuar com o público-alvo.

"É importante que o artesão tenha esses conhecimentos para levar os produtos para fora da região. Sem esquecer também que, por estar em uma região bastante demandada por turistas, eles podem aproveitar para vender [os produtos], seja em hotelaria, em restaurantes ou nas feiras”, disse Dulce.


Fonte:
Agência Brasil



28/10/2011 11:41


Artigos Relacionados


Mortos na região serrana do Rio de Janeiro já somam 655

MDA incentiva recuperação na Região Serrana do Rio de Janeiro

Número de mortos na região serrana do Rio de Janeiro chega a 685

Região serrana do Rio de Janeiro já teve 717 corpos resgatados

Cursos vão formar mão de obra para a construção civil na região serrana do Rio

Região serrana do Rio de Janeiro recebe apoio da Defesa Civil