Artesãos paulistas exibem peças em feira internacional
Trabalhos são mostrados na 2ª Art Mundi no Pavilhão de Exposições, das 13 às 21 horas, até domingo
O artesanato de todas as regiões do Estado de São Paulo marcará presença na 2ª Art Mundi – Feira Mundial de Artesanato 2007, até domingo (16), na capital. A Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, exibe no evento criações de diversos artesãos paulistas.
Da região metropolitana de São Paulo, peças representativas dos trabalhos de amassar o barro, entalhar a madeira, fiar, tecer e trançar fibras, além do reaproveitamento de materiais recicláveis para a confecção de objetos utilitários e decorativos. Do Vale do Paraíba, destaque para as figuras de cerâmica e barro modeladas e pintadas, inspiradas nas cenas do cotidiano doméstico e rural. Poderão ser apreciados também trabalhos em cobre e latão e de cerâmica queimada em forno noborigama – técnica milenar chinesa, que submete as peças à temperatura de 1.350ºC.
No Vale do Ribeira, os artesãos locais aproveitam a fibra da bananeira, o pati e a brejaúva, plantas típicas da região, para confeccionar peças utilitárias e decorativas. De lá também estarão presentes peças de cerâmica de Apiaí e Bom Sucesso de Itararé, as panelas pretas e as figuras típicas de Iguape.
Os trabalhos vindos das cidades litorâneas estão marcados pela riqueza das matérias-primas – fibras vegetais do bambu, dos cipós, da taboa, da bananeira, dos juncos – em peças que retratam as faunas marinha e silvestre, a flora regional e as atividades econômicas e culturais do caiçara e dos imigrantes. Em destaque, também, a cerâmica da Cooperartes, que resgata a obra de Adélia Barsoti.
A Sutaco procura fortalecer a atividade de milhares de artesãos que, trabalhando individualmente, em grupos familiares ou em associações e cooperativas, têm nessa atividade criativa sua principal ou única fonte de renda. A instituição é a coordenadora, no Estado de São Paulo, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Da Agência Imprensa Oficial
SERVIÇO
2ª Art Mundi – Feira Mundial de Artesanato 2007
Até 16 de setembro
Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo
Das 13 às 21 horas
R$ 12 (acima de 12 anos) e R$ 6 (acima de 60 anos)
Crianças de até 11 anos não pagam
Desconto para caravanas de fora da capital
Tel. (41) 3075-1100
Site www.sutaco.com.br
09/13/2007
Artigos Relacionados
Feira Internacional em Caxias do Sul (SC) reúne artesãos do Brasil e do exterior
Artesãos participam da 51ª Feira da Providência no Rio
Feira de artesãos prevê alta de 10% nas negociações
Feira Mineira de Artesanato de Tiradentes beneficia 300 artesãos
Feira em Brasília promove contato comercial entre artesãos e grandes vendedores
Emissoras exibem DocTV Latina nesta quinta (19)