Arthur Virgílio elogia uso de técnicas de manejo sustentável na Amazônia




O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) elogiou, em discurso nesta quinta-feira (5), estudo da pesquisadora Elisa Wandelli da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Ocidental com o objetivo de desenvolver técnicas de manejo sustentável dos recursos naturais da região.

Arthur Virgílio citou reportagem publicada pelo jornal Estado do Amazonas, sobre experiências realizadas na agricultura da região com base nessas novas técnicas, destacando a prática de adubação com matéria orgânica.

A adoção de tais técnicas de adubação orgânica, de acordo com o parlamentar, resulta em ganhos de produtividade dos frutos nativos, como é o caso da castanha do Pará, ao permitir que os agricultores recebam instruções para o aproveitamento da espécie sem risco de contaminação.

Arthur Virgílio mencionou ainda experimentos realizados na região do Médio Juruá, visando ao aproveitamento de óleo vegetal na produção de energia elétrica e também à produção de óleo de andiroba para a fabricação de cosméticos.

Fiscais agropecuários

No mesmo pronunciamento, Arthur Virgílio manifestou apoio a pleito de representantes do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, solicitando a transformação de sua remuneração em subsídio. Essa medida, segundo os fiscais, poderia contribuir para melhorar o desempenho desses servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de tornar a carreira mais atrativa para profissionais qualificados em futuros processos seletivos.

Em apartes, os senadores José Bezerra (DEM-RN) e Serys Slhessarenko (PT-MT) manifestaram apoio ao pronunciamento de Arthur Virgílio.



05/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio elogia reportagens sobre a Amazônia

Arthur Virgílio elogia Campanha da Fraternidade de 2007, que terá Amazônia como tema

João Pedro requer comissão externa para conhecer exemplos de manejo florestal sustentável na Amazônia

Virgílio espera que conclusão de zoneamento viabilize desenvolvimento sustentável da Amazônia

Pesca predatória ameaça Amazônia, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio: 'Soberania sobre a Amazônia é do Brasil'