Arthur Virgílio parabeniza pesquisadora da Amazônia por trabalho no combate ao câncer
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) parabenizou a pesquisadora Adriana Martins, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Amazônia, pelo trabalho em que destaca o potencial da enzima obtida de fungos da região no combate ao câncer. De acordo com a pesquisadora, a enzima pode substituir o asparaginase, medicamento importado da Alemanha e dos Estados Unidos, com a vantagem de não causar reações adversas como o choque anafilático.
Adriana Martins foi premiada no 22º Congresso de Microbiologia, recentemente realizado em Florianópolis (SC). A pesquisadora, informou Arthur Virgílio, também defendeu recentemente dissertação de mestrado sob o título "Asparaginase II (enzima) de Sacharomyces cerevisae (fungo da Amazônia)".
O fungo pesquisado, de acordo com a pesquisadora da Fiocruz, além de eficiente no combate ao câncer, reduz substancialmente os custos, razão pela qual o Sistema Único de Saúde (SUS) já não utiliza mais o medicamento importado para essa finalidade. Segundo Adriana Martins, embora eficaz em 90% dos casos, o asparaginase causa reações nos pacientes, o que não ocorre com o fungo da Amazônia que ela vem estudando. O projeto de pesquisa está sendo desenvolvido em parceria da Fiocruz com o Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e com a Universidade Federal da Amazônia.
- Cumprimento a ilustre pesquisadora e destaco, ao mesmo tempo, a imensa potencialidade da Amazônia, cuja diversidade biológica é, para todos nós, motivo de justo júbilo - disse Arthur Virgílio.
07/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio parabeniza instituições que pesquisam DNA do guaraná
Arthur Virgílio parabeniza município amazonense de Pauini pelo aniversario de 55 anos
Pesca predatória ameaça Amazônia, diz Arthur Virgílio
Arthur Virgílio: 'Soberania sobre a Amazônia é do Brasil'
Arthur Virgílio elogia reportagens sobre a Amazônia
Arthur Virgílio destaca gestão do Banco da Amazônia