Arthur Virgílio questiona critérios para leilão de arroz e pede suspensão da operação
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), solicitou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a suspensão do leilão eletrônico de 82,5 mil toneladas de arroz, anunciado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para as 9h desta terça-feira (13).
O argumento para a realização do leilão é garantir o abastecimento interno com estoques públicos e impedir altas de preços que elevem a inflação. Arthur Virgílio, no entanto, questionou a operação, advertindo que os critérios do edital do leilão prejudicam vários segmentos de mercado.
Ele justificou a solicitação que fez ao ministro observando que, na última sexta-feira (9), foi divulgada comunicação do Ministério da Agricultura estabelecendo "restrições surpreendentes" para a participação no leilão. As regras garantem exclusividade para as indústrias de beneficiamento de arroz devidamente cadastradas no Sistema de Registro e Controle da Conab, junto à Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F;), por meio da qual será realizado o leilão.
No entanto, conforme protestou, "a medida exclui e prejudica" os cerealistas, os atacadistas, as indústrias de alimentos, as cooperativas e outros segmentos que não tenham como atividade principal o beneficiamento de arroz, mas que se consideram aptos a participar da compra.
- Ficou claro, no meu modesto entendimento, que o leilão ficou direcionado para uns poucos que atendem a estes pré-requisitos, o que é questionável - reiterou Arthur Virgílio.
12/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conselho de Comunicação pede suspensão de edital para leilão da faixa de 700 MHz
Arthur Virgílio questiona escolha da agência de Duda Mendonça para fazer propaganda do governo
Arthur Virgílio questiona promessa de crescimento
Arthur Virgílio questiona ações de Zelaya
Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus
Arthur Virgílio questiona relação do PT com Duda Mendonça