Arthur Virgílio recorre a artigo de Elio Gaspari e alerta para "golpismo do PT"
Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), citou artigo do jornalista Elio Gaspari publicado em 1999 no jornal Folha de S. Paulo para fazer uma análise da proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de instalar uma assembléia nacional constituinte exclusiva, formada por representantes da sociedade. Na opinião do senador, com essa proposição Lula apenas referenda uma tendência do PT de "promover o golpismo", como forma de atingir e manter-se no poder.
Em 1999, recordou o senador, Elio Gaspari comentava em sua coluna na Folha artigo do então deputado Tarso Genro, hoje secretário de Relações Institucionais do governo, publicado também naquele jornal. Gaspari, recordou o senador, criticava Genro por propor emenda constitucional dispondo sobre uma nova assembléia nacional constituinte e sugerindo "o confisco dos votos" dados pelos eleitores do então presidente Fernando Henrique Cardoso, baseado em dados da época sobre o lucro dos bancos.
O jornalista, disse Arthur Virgílio, classificava a proposta de Genro de golpista. O artigo de Tarso Genro, acrescentou o senador, acabou se transformando no teaser da campanha "Fora FHC", que, conforme afirmou, "parou o país por quatro anos".
- Pois agora Tarso Genro está por trás de uma nova tentativa de golpe: a proposta de Lula de convocar uma constituinte para confiscar o voto que o povo brasileiro vai dar aos congressistas nestas eleições, para que estes percam o mandato conquistado nas urnas -advertiu Arthur Virgílio, que classificou a idéia de Lula de uma nova constituinte de "golpista, dissimulada, velha e suicida".
Para Arthur Virgílio, as razões que levaram Tarso Genro a defender a queda de Fernando Henrique - os lucros dos bancos, há cerca de sete anos - seriam as mesmas para que o secretário pedisse também a cabeça do presidente Lula, uma vez que os bancos nuncalucraram tanto.
- Além disso, em vez de querer transformar Lula no mais novo ditador da América Latina, Tarso Genro deveria pedir sua renúncia por outras razões, pois nunca, na história deste país, houve um enriquecimento tão ilegítimo quanto o 'mensalão' - disse.08/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antero registra artigo de Elio Gaspari sobre a CPI do Banestado
Camata elogia artigo de Elio Gaspari sobre Vavá, irmão de Lula
Arthur Virgílio alerta para retorno da tuberculose
Arthur Virgílio alerta para retorno da tuberculose
Arthur Virgílio alerta para a necessidade de cuidar da Amazônia
Arthur Virgílio alerta para aumento da dívida pública