Articuladores estaduais recebem treinamento da SDH



Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República recebeu na quinta-feira (28), em Brasília, representantes de vários estados brasileiros para o Encontro Nacional de Treinamento do Sipia CT e Sinase WEB para os articuladores estaduais de Implantação do Sistema Informação para a Infância e Adolescência - Pontos Focais, que são responsáveis pela capacitação de distribuição das informações referente aos sistemas aos municípios.

Dirigido pelo Coordenador do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Weslley Rodrigues, o evento que segue até hoje (29), tem como objetivos a apresentação do sistema, sua forma de funcionamento e o treinamento para os novos pontos focais, indicados para  o segundo semestre de 2013.

Responsáveis pela articulação com os gestores municipais e a rede do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), os administradores estaduais avaliam a infraestrutura dos Conselhos Tutelares para que seja implementado o Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência nos estados.

Participam do Encontro pontos focais do Amapá, Roraima, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Sergipe e Rondônia.

O Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia)
é um instrumento de apoio à gestão em direitos da criança e do adolescente, que facilita a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em âmbito local, regional e nacional. Seu objetivo é fortalecer as ações do Sistema de Garantias de Direitos e qualificar a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de direitos humanos de crianças e adolescentes. O Sistema é dividido em duas áreas de atuação:

Sipia CT WEB: A base do sistema é o conselho tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

Sipia Sinase WEB: Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas, versão Web nacional, que propõe a criação de um sistema de informação em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas.

Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos 



29/11/2013 16:03


Artigos Relacionados


Teleatendentes do Disque 100 recebem treinamento da Polícia Federal

Gestores públicos recebem treinamento para implantação do CAR

Futuros agentes do Poupatempo de Catanduva recebem treinamento

Futuros agentes do Poupatempo de Catanduva recebem treinamento

Professores recebem treinamento sobre reforma ortográfica

Agentes públicos do Paraná recebem treinamento de combate à pirataria