Artistas pedem votação de mudanças no Ecad pelo Plenário
Artistas, autores e compositores estiveram no Senado nesta terça-feira (11) para pedir a votação pelo Plenário do Senado, em regime de urgência, de projeto de lei que cria um novo sistema de gestão de direitos autorais (PLS 129/2012). A proposta é resultado dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a atuação do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).
De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que presidiu a CPI, o projeto cria uma instância de fiscalização e democratiza o modelo de direito autoral existente no Brasil.
Na semana passada, senadores anunciaram a intenção de retirar a urgência da matéria, o que obrigaria seu exame por comissões temáticas, antes da votação em Plenário. Com isso, não haveria possibilidade de o PLS 129/2012 ser eventualmente aprovado ainda este ano.
No Plenário, Ivan Lins, Tim Rescala, Frejat e outros artistas foram saudados pelo presidente da Casa, José Sarney, e demais senadores que participavam da sessão. Sarney ressaltou que o Senado é muito sensível à causa da cultura.
A senadora Ana Rita (PT-ES) defendeu a votação da matéria em regime de urgência pelo Plenário por acreditar que essa é uma reivindicação dos artistas e de todos que atuam na área da cultura.
11/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Em Salvador, artistas defendem Ecad, mas pedem mais fiscalização
Na discussão de Plenário, senadores pedem mudanças na Previdência
Garibaldi diz acreditar na votação pelo Plenário de alterações na Lei de Inelegibilidades
CPI do Ecad aprova relatório com propostas de mudanças e indiciamentos
Artistas circenses pedem mais apoio governamental
Artistas pedem apoio ao governo pela aprovação de projeto