Assembléia e Federasul entregam prêmio a Líderes e Vencedores do Estado



O ex-governador Leonel Brizola recebeu a homenagem especial, em referência a sua atuação na campanha da Legalidade

“Todas as sociedades humanas aspiram por paradigmas de conduta, por testemunhos de vida, por exemplos de trajetória que as inspirem e confortem, renovando-lhes um sentimento de orgulho e fortalecendo-lhes uma saudável auto-estima”. Com esta frase, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Sergio Zambiasi(PTB) deu início a sua manifestação, na entrega do Prêmio Líderes e Vencedores, edição 2001, realizada ontem à noite, no auditório Dante Barone .

A concessão do troféu é uma iniciativa do Legislativo gaúcho e da Federasul e, segundo o presidente da Assembléia, tem o propósito de realçar a importância, valorizar a obra, difundir as idéias e experiências vitoriosas dos homenageados.

Leonel Brizola, presidente nacional do PDT e ex-governador do Estado recebeu homenagem especial. Zambiasi ressaltou a circunstância particularmente grata desta edição do troféu, que se transformou num marco histórico ao premiar Leonel Brizola. O presidente da Assembléia disse que “por muitas razões, a começar por sua exemplar biografia pessoal de líder e de vencedor, ele é merecedor do título”. O parlamentar relembrou o que considera um dos mais luminosos momentos do presidente nacional do PDT, quando em 25 de agosto de 1961, o então presidente da República Jânio Quadros renunciou ao cargo, e se preparou um golpe para impedir a posse de João Goulart.

Zambiasi entende que naquele momento uma voz se ergueu em defesa da legalidade. "Do Palácio Piratini, há 40 anos, o jovem governador Leonel Brizola fez saber às altas patentes militares e aos políticos que não admitiria qualquer ofensa à ordem jurídica e institucional. Sua pregação encontrou de imediato extraordinária ressonância no Rio Grande, que, com seu governador, se ergueu para assegurar a primazia da lei sobre a força”. Ainda, o presidente do Parlamento disse que a posição adotada pelo então jovem governador granjou adeptos entusiasmados por todo o Brasil. Zambiasi afirmou que, “ parafraseando Churchill, creio que aquela foi a nossa melhor hora”.

Mesmo muito jovem, o presidente do Legislativo disse que viveu intensamente os episódios na época e que “ tenho muita honra de partilhar com ele da mesma opção política. Embora em partidos diversos, olhamos o trabalhismo e o legado de Getúlio Vargas, de Alberto Pasqualini, de João Goulart como uma bússola, uma luz neste túnel de sofrimento em nosso País, uma alternativa adequada e democrática à Nação”.

Berço de líderes

Após homenagear Brizola, Zambiasi continuou a sua manifestação, dizendo que “compartilham as homenagens desta noite outros gaúchos e gaúchas de elevadas qualidades pessoais e morais, além de empreendimentos relevantes”. O presidente do Parlamento disse ainda que “este é um dia especialmente gratificante para esta Casa do Povo, para a Federasul e para o Rio Grande . Feliz da terra que pode contar entre seus filhos homens, mulheres e organizações como as que , com exemplar justiça, recebem nosso tributo de respeito, de admiração e de profundo apreço. Se tenho um desejo a formular nesta hora é o de que esta iniciativa continue a prosperar através do anos, com um prestígio e um significado crescentes. A simples existência do Troféu Líderes e Vencedores é o atestado mais eloqüente de que o Rio Grande terá sempre a quem homenagear, já que é berço fecundo de lideranças vitoriosas”.

Orgulho do Parlamento

Humberto Ruga, presidente da Federasul, salientou a parceria com a Assembléia Legislativa na iniciativa, dizendo que “ nós sabemos do esforço e da dedicação que esta Casa tem emprestado ao progresso do Rio Grande do Sul. Todo gaúcho deve sentir orgulho deste Parlamento, pois aqui, neste prédio, tem sido executado um processo vital, mesmo que às vezes incompreendido, de representação do pensamento da população gaúcha sobre os temas cruciais ao nosso desenvolvimento político e econômico. Esta é a Casa do povo”.

Homenageados

Além do prêmio especial para Leonel Brizola, receberam a homenagem, por Mérito Político, o ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, vice-governador do Estado, Miguel Rosetto e o deputado estadual Paulo Odone(PPS). O Sucesso Empresarial foi para a Microcervejaria Dado Bier , recebido pelo empresário Eduardo Bier Corrêa; para o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, Siegfried Koelin e o vice-presidente da Credeal Manufatura de Papéis, Fernando Alban. O Destaque Comunitário ficou com a presidente do Centro de Educação Ambiental Vila Pinto, Marli Medeiros, com o Comitê da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, através da presidente Heloísa Goelzer de Almeida e a Associação de Cegos Louis Braille, presidida por Odilon Fernandes de Souza. E por fim, o Troféu Expressão Cultural, recebido pelo ex-secretário da Cultura do Estado Carlos Appel, o Projeto Ouviravida, representado pelo secretário Estadual de Cultura, Luiz Marques, e a Jornada de Literatura de Passo Fundo, recebido pela sua coordenadora Tânia Rösing.




10/31/2001


Artigos Relacionados


Assembléia e Federasul apresentam os Líderes e Vencedores de 2001

Assembléia e Federasul apresentam hoje os Líderes e Vencedores de 2001

Prêmio Líderes e Vencedores é lançado na Assembléia

Lançada na Assembléia a 7ª edição do Prêmio Líderes e Vencedores

Prêmio Líderes e Vencedores será lançado hoje na Assembléia

Entusiasmo e emoção na entrega do Prêmio Líderes e Vencedores