Assembléia e TRE divulgam números da campanha do voto aos 16 anos



Mobilização apresentou resultados expressivos, segundo Zambiasi e Favretto

Os resultados da campanha "16 anos: uma idade inesquecível" foram anunciados na tarde de sexta-feira pelos presidentes da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Clarindo Favretto. Os dados demonstram o sucesso da iniciativa que contou como apoio da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e incentivou o engajamento da juventude no processo democrático. Em 16 de abril, quando foi lançada a campanha, 98.834 menores eleitores estavam alistados. Hoje, este número foi ampliado para 176.578 jovens entre 16 e 18 anos que estão aptos para o voto em 06 de outubro.

Na oportunidade o presidente Zambiasi destacou o resultado da campanha, afirmando que ela foi realizada de forma plural e isenta entre as entidades que se engajaram na iniciativa. "Nós estamos celebrando uma campanha inesquecível que resultou em sucesso de conscientização e responsabilidade", acrescentou.

Favretto lembrou que estes números são o resultado de um esforço coletivo entre os parceiros desta campanha realizada em todo o Estado. "Eu me sinto à vontade para afirmar que o TRE, a Assembléia e a Agert estão divulgando os números de uma campanha que teve um sucesso absoluto", destacou o presidente do TRE.

Números


*Durante os primeiros dias do mês de abril e de maio houve um crescimento do número de eleitores. Antes da campanha, 9.673 jovens já estavam alistados no Estado. Depois da iniciativa este número foi ampliado para 60.840 menores, que se cadastraram entre 16 de abril e 08 de maio.

*Na capital, a campanha multiplicou por 12 vezes o alistamento de jovens que se dirigiram à Central de Atendimento do TRE. Antes da campanha apenas 586 jovens menores foram cadastrados e a partir do lançamento da campanha, este número subiu para 7.444 atendimentos.

*A média diária de inscrições de menores em Porto Alegre aumentou cerca de 7 vezes após a campanha. Antes, 53 menores haviam sido inscritos, após a campanha 354 menores solicitaram o documento.

*Os menores atendidos nos cartórios eleitorais do Estado aumentaram de 9.673 para 60.840 menores. A média diária de inscrições de menores no Rio Grande do Sul aumentou de 879 para 2.897 menores.





 


05/13/2002


Artigos Relacionados


TRE e Assembléia lançam Campanha de Valorização do Voto

TRE e Assembléia lançam campanha de valorização do voto

NOVOS NÚMEROS PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E CÂMARA FEDERAL

Rádios divulgam campanha sobre os direitos das trabalhadoras domésticas

Rádios de todo País divulgam campanha de Classificação Indicativa

Garibaldi: orçamento de 2008 tem os melhores números dos últimos anos