Assembléia gaúcha reafirma compromisso com fim do trabalho infantil



Em uma iniciativa da Delegacia Regional do Trabalho, juntamente com Ministério do Trabalho e Emprego, foi lançada esta tarde a Campanha Estadual de Fiscalização para o Combate ao Trabalho Infantil e Adequação do Trabalho Adolescente. Com a presença da secretária de Inspeção do Ministério do Trabalho, Vera Olímpia, representando o Ministro do Trabalho, Francisco Dorneles, o presidente do Legislativo, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), abriu a solenidade afirmando o compromisso assumido pela Assembléia Gaúcha de lutar pelos direitos da criança e dos adolescentes. Em seu pronunciamento, aproveitou para convocar a sociedade a organizar lares "onde a infância não será mais uma atrofia social, mas um sólido degrau na construção do mundo que imaginamos ideal sem ódios e confrontos", enfatizou Zambiasi.

Segundo o delegado Regional do Trabalho, Darci Ferreira, esta campanha tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade e de todos os seus atores, públicos ou privados, quanto ao compromisso de eleger as crianças e os adolescentes como prioridade absoluta nas políticas públicas que assegurem direito à educação, ao lazer, à profissionalização e a cultura.

Já a secretária de Inspeção do Ministério do Trabalho, Vera Olímpia, afirmou a satisfação em ver o engajamento do Legislativo gaúcho nesta Campanha, e agradeceu aos parlamentares pelo empenho em tentar garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.

A secretária lembrou do lançamento nacional desta Campanha, em setembro passado, e das ações que vêm sendo executadas pelo governo federal para diminuir o contigente de crianças no trabalho, como o projeto Criança Cidadã. Este projeto, conforme Vera, prevê uma remuneração mínima para o sustento de famílias que retiram as crianças do trabalho. Vera Olímpia afirmou ainda que o melhor caminho para conscientizar a sociedade é promover políticas públicas alternativas. Para retirar as crianças do trabalho é preciso mostrar um caminho melhor a elas, como escola, garante a secretária.

Nesta oportunidade, foi entregue o prêmio Parceiros do Trabalho. A coordenadora dos Recursos Sociais da Cootravipa, Elizabete dos Santos Freitas, a primeira agraciada, recebeu das mãos do presidente Zambiasi o troféu Mérito do Trabalho. A outra homenageada foi Emanoele Santana, gaúcha do município de Pareci Novo, de apenas nove anos, que ficou em 3º lugar no Concurso Interamericano de Desenho, com o tema Crianças no Lixo Nunca Mais. Foram agraciadas também a diretora da Fundação do Projeto Pescar, Rose Linck, e a fundadora da organização não-governamental Júnior Acheivement no Rio Grande do Sul, Wilma Resende Araújo Santos. Participaram da solenidade os deputados Cézar Busatto (PPS) e Paulo Azeredo (PDT).

03/18/2002


Artigos Relacionados


Assembléia e DRTjuntas na campanha de combate ao trabalho infantil

Sugestão de Pauta: campanha contra trabalho infantil lançada hoje na Assembléia

Brasil reafirma compromisso com a África

Alckmin reafirma compromisso de SP com geração de empregos

Alckmin reafirma compromisso do Governo com idosos

No Dia da Árvore, Sabesp reafirma seu compromisso com o futuro