Assembléia oferece espaços culturais e de serviços para a comunidade
"Da Província de São Pedro ao Século XXI". Este é o nome da exposição histórica que está atualmente na Assembléia Legislativa. Encontrada no saguão de entrada do prédio, no espaço Novos Talentos, a exposição remete os visitantes a 1835 quando foi instalada a Assembléia Legislativa da Província de São Pedro. A trajetória reflete os principais momentos que caracterizam a história gaúcha. A mostra faz parte dos eventos comemorativos dos 167 anos do Parlamento gaúcho.
A exposição é apenas uma amostra da preocupação da Assembléia Legislativa em proporcionar atividades culturais e de serviços à comunidade. Há 30 anos, a Casa mantém uma tradição cultural, reservando este espaço exclusivamente para exposições de artistas plásticos e fotógrafos. Segundo Décio Magalhães Duarte, diretor de Atividades Institucionais da Assembléia, a Assembléia é um espaço importante para todos riograndenses, não só para deliberar e aprovar leis, mas também para proporcionar eventos, encontros, serviços. "É a Casa do povo".
Outra atividade cultural acontece todas as quintas-feiras, a partir das 18h, com a presença de um artista renomado, de qualquer tendência (pop, rock, nativista, etc), mas sempre gaúcho. O encontro é chamado de Mateada, que acontece no Recanto Gaúcho, dentro da Assembléia. No local, é produzido um programa com a participação de deputados que vão prestigiar o evento e dar entrevistas. "No final da gravação acontece uma carninha assada para confraternização", lembra Chico Sarati, que organiza o evento. O programa vai ao ar aos sábados às 20h e aos domingo às 7h30min, 20h e 00h30min. Os quatro convidados do mês participam de um programa juntos, gravado no auditório, aberto ao público. Em maio o programa será exibido para 26 cidades do Rio Grande do Sul pelo canal 16.
Outra grande promoção destinada ao público é o Sarau do Solar, todas as quartas-feiras, a partir das 18h30min, no Solar dos Câmara. É um show de música, com convidados especiais - artistas de jazz, rock, enfim gente de projeção na comunidade gaúcha. O sarau costuma sempre lotar. A entrada é gratuita.
Além de exposições, a Assembléia passou a oferecer em 2002 um serviço público importante para a comunidade: o livre acesso à Internet. É um espaço bastante visitado pelo público. "Há pessoas que entram exclusivamente para acessar e navegar livremente pelo mundo na rede de computadores e outras vêm fazer trabalhos escolares, pesquisar ou até mesmo enviar a declaração do Imposto de Renda, como aconteceu durante o mês de abril", diz a funcionária Marcele Barbo.
05/06/2002
Artigos Relacionados
Assembléia vai redimensionar espaços culturais para melhor atender a demanda
Assembléia vai redimensionar espaços culturais para melhor atender a demanda
Abertas as inscrições para ocupação dos espaços culturais dos Correios
Programe-se com as atrações dos espaços culturais do Estado
Agenda: confira as atrações dos espaços culturais do Estado
Confira o funcionamento dos espaços culturais do Estado neste feriadão