Assentados recebem biblioteca do Arca das Letras em São Paulo
O assentamento Santa Maria da Lagoa, do município de Ilha Solteira (SP), recebe nesta quarta-feira (1º) uma biblioteca do Programa Arca das Letras, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A biblioteca atende a uma solicitação dos moradores do assentamento, que desejam desenvolver o hábito da leitura nas famílias e apoiar as pesquisas dos estudantes.
A biblioteca será instalada em local escolhido pelos moradores e duas pessoas receberão a formação como agentes de leitura para cuidarem do acervo, fazerem os empréstimos e circularem os livros na comunidade. A capacitação das agentes de leitura será às 14h desta quarta-feira, e a solenidade de entrega da biblioteca será realizada às 16h, no próprio assentamento Santa Maria da Lagoa.
“Esta ação é muito importante por ser resultado de um esforço da comunidade para criar as condições necessárias à instalação da biblioteca, construindo parcerias para constituir o espaço adequado”, afirmou a coordenadora nacional do Programa Arca das Letras e coordenadora geral de ação cultural do MDA, Cleide Soares.
Ela informou que, em São Paulo, funcionam 261 bibliotecas do Programa Arca das Letras, instaladas em 112 municípios. As bibliotecas foram entregues para as comunidades entre 2006 e 2010, em parceria com o Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), Programa Luz para Todos, Furnas, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em São Paulo (DFDA/SP).
Técnicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário vão aproveitar as atividades em Ilha Solteira e o apoio do Incra de São Paulo, Unidade Avançada de Andradina, para fazer visitas de campo nas comunidades que já receberam as bibliotecas Arca das Letras em Andradina, Castilho e Ilha Solteira, para avaliar o funcionamento do programa, capacitar novos agentes de leitura e entregar livros para complementar e atualizar as bibliotecas.
Arca das Letras
Criado pelo MDA, em 2003, o Arca das Letras implantou em todo o País 8,8 mil bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,5 milhão, beneficiando mais de 800 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
01/02/2012 11:17
Artigos Relacionados
Arca das Letras entrega primeira biblioteca a reservas extrativistas no AM
Comunidades de município no Paraná recebem bibliotecas Arca das Letras
Comunidades rurais do Amazonas recebem bibliotecas Arca das Letras
Quilombolas de Minas Gerais recebem bibliotecas do programa Arca das Letras
Arca das Letras vai à Bienal
Arca das Letras entrega 38 bibliotecas rurais na Bahia