Até 2014, oferta de bolsas no exterior chegará a 75 mil



O governo federal vai oferecer 75 mil bolsas de estudo para pesquisa e estágio no exterior até 2014. O anúncio foi feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff, durante cerimônia de entrega do Prêmio Anísio Teixeira, realizada no Palácio do Planalto nessa segunda-feira (11). A premiação faz parte das comemorações dos 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As bolsas farão parte do Programa Ciências sem Fronteiras, que oferece aos estudantes a oportunidade de estudar nas melhores universidades do mundo. As bolsas do programa serão lançadas por meio de editais, em que as universidades apresentarão propostas, e terão financiamento pela Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

O governo pretende que essas 75 mil bolsas sejam ampliadas para um total de 100 mil, com a participação do empresariado. “Temos o desafio de sensibilizar o setor privado para contribuir para a formação de mais 25 mil estudantes”, disse a presidenta.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu que o crescimento do Brasil se dará com a capacitação dos brasileiros em todos os níveis. “O maior ideal de Anísio Teixeira era a formação de recursos humanos de nível superior, não para o nível superior, mas para toda a educação”, disse ele.


Enciclopédia

Uma ferramenta para auxiliar na educação de estudantes do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas de todo o País também foi lançada na cerimônia da Capes. 

O portal de aprendizagem digital Britannica Escola Online, todo em português, traz conteúdos de conceituadas editoras. Segundo o Ministério da Educação, mais de 27 milhões de alunos terão acesso aos conteúdos.

O portal reúne 2.500 artigos, além de conteúdo em texto, fotos e imagens, que poderão ser utilizadas para agregar a pesquisas e planos de aula. O site também possui uma série de recursos interativos, como atlas, vídeos e jogos interativos que complementam o que o professor ensina em sala de aula. "Estamos seguros que este novo acervo será extremamente útil a todas as escolas públicas", afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães.


Fonte:
Ministério da Educação



12/07/2011 11:33


Artigos Relacionados


MEC quer duplicar a oferta de bolsas de doutorado no exterior

Governo vai conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014

Aumento para professores de SP chegará a 45% de 2011 a 2014

Banda larga chegará a 40 milhões de domicílios até 2014, prevê Paulo Bernardo

Escola da Família amplia oferta de bolsas

USP e Santander ampliam parceria com oferta de 1.135 bolsas