Atendimentos ao glaucoma crescem 145 vezes no País em 8 anos



Em oito anos, mais de 3 milhões de atendimentos a pacientes com glaucoma foram realizados no País, entre exames, consultas e cirurgias. Os dados do Ministério da Saúde, divulgados nessa quinta-feira (26), Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, apontam que de 2003 a 2010, a assistência para estes brasileiros na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 145 vezes, saltando de 10.150 procedimentos para 1.472.675.

No mesmo período, o investimento neste segmento passou de R$ 294 mil, em 2003, para R$ 87 milhões, o equivalente a um crescimento de quase 300 vezes.

Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual e até cegueira.

De acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma, que representa a segunda causa de cegueira no mundo e a terceira no Brasil. O órgão afirma que 65 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo – dessas, 900 mil são brasileiras. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.


Assistência 

Na rede pública de saúde, quase dois mil estabelecimentos prestam atendimento oftalmológico gratuito à população, incluindo a assistência para pacientes com glaucoma. Em todo o País, 29.311 profissionais de saúde atuam área de Oftalmologia. Deste total, 14.398 trabalham no SUS, garantindo atendimento também a pacientes com diagnóstico de glaucoma.

Ao longo dos anos, foram introduzidas novas medidas de assistência aos pacientes com glaucoma na rede pública de saúde; desde a oferta de colírios até cirurgia, quando necessária. 

O programa Aqui Tem Farmácia Popular também oferece na rede privada de farmácias e drogarias o medicamento maleato de timolol, vendido com desconto de até 90% para a população. Nos últimos três meses, a oferta deste colírio aumentou 83,98% nas unidades credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.


Fonte:
Ministério da Saúde



27/05/2011 11:31


Artigos Relacionados


Número de atendimentos odontológicos no SUS cresce 15 vezes em oito anos

Produção de energia eólica no País deve aumentar sete vezes nos próximos três anos

Atendimentos no Farmácia Popular crescem 127% no primeiro semestre

Recursos em assistência social aumentam 13 vezes em 16 anos

Registro de genéricos cresce cinco vezes em oito anos

Número de domicílios com banda larga cresceu 87 vezes nos últimos dez anos, diz Telebrasil