Atletas do pentatlo buscam vaga nos Jogos da Juventude



Em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, em Nanquim, na China, três brasileiros disputam a seletiva continental de pentatlo moderno a partir desta sexta-feira (29), em Acapulco, no México. Brenna Lima, Gabriel Sasaqui e Victor Barbosa são os atletas que tentarão se classificar para a competição do ano que vem.

A disputa no México será a última eliminatória continental. Já estão classificados seis atletas da Europa, quatro da Ásia, dois da Oceania e dois da África. Em Acapulco, mais quatro irão carimbar o passaporte. Serão duas vagas para a América Central e do Norte (Norceca) e duas para a América do Sul. “Todos os inscritos vão competir juntos. No fim de cada disputa é que vai haver a separação entre os países Norceca e os sul-americanos para definir os donos das duas vagas de cada grupo, uma para cada gênero”, explica Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

No total, 48 atletas vão competir nos Jogos Olímpicos da Juventude no ano que vem. Em 2014, mais 30 atletas poderão se classificar. Serão 16 por meio do Campeonato Mundial Jovem (de 14 a 18 de maio de 2014), oito pelo ranking Mundial Jovem (em 1º de junho de 2014), dois para representar a China, país-sede, e outros quatro a critério da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). O limite é de dois atletas por país, um no feminino e um no masculino. “Isso é para fazer com que o máximo de continentes e países estejam representados”, destaca Celso.

Para competir nos Jogos Olímpicos da Juventude, os atletas devem ter nascido entre 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 1999, ou seja, precisam ter entre 15 e 18 anos. Como os competidores ainda são das categorias de base, a prova de equitação não faz parte do programa da modalidade. A disputa será apenas na esgrima, natação e o evento combinado de tiro e corrida.

Única representante do Brasil no feminino na seletiva, Brenna Lima, de 17 anos, não esconde a ansiedade por conquistar a vaga e garantir seu lugar nos Jogos da Juventude. “Os treinos para a competição estão bem fortes e bem focados. Conquistar uma dessas vagas significa muita coisa: meu esforço e o esforço dos meus técnicos e dos meus amigos me apoiando. São sonhos querendo ser alcançados. Sei que para realizá-los tenho que dar o meu máximo nessa disputa, ir à luta e buscar a vaga”, afirma.

A seletiva começa na sexta-feira com a prova feminina. No sábado, Gabriel Sasaqui e Victor Barbosa competem no masculino. O encerramento é no domingo, com a prova mista.

Fonte:
Comitê Rio 2016



26/11/2013 15:38


Artigos Relacionados


Brasileiras buscam vaga nos Jogos da Juventude

Brasileira do tiro com arco garante vaga nos Jogos da Juventude

Atletas brasileiros conquistam sete medalhas nos Jogos da Juventude

81 atletas representam o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura

Mundial de Pentatlo Militar vai reunir 180 atletas no Rio

Pentatlo moderno seleciona jovens atletas em Pernambuco