Audiência pública debate qualidade da internet banda larga brasileira e as políticas públicas para o setor



A qualidade da internet banda larga brasileira é o tema principal da audiência pública que a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza na quinta-feira (8) às 9h.

O objetivo é discutir a situação do Programa Nacional de Banda Larga (Brasil Conectado), as deficiências na transmissão de dados via internet e os subsídios, subvenções e demais políticas públicas destinadas aos fornecedores desses serviços. Os debates deverão se centrar principalmente na realidade da banda larga na região Norte do país, onde esses serviços ainda estão defasados em relação a outras regiões.

Foram convidados para a audiência pública o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cesar Alvarez, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende, e um representante da empresa de telefonia Oi.

A audiência pública foi requerida pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Angela Portela (PT-RR). Eles afirmam que boa parte da região Norte brasileira ainda não tem acesso a internet banda larga, principalmente em Roraima e no Amapá.

"O que ocorre hoje em quase toda a Região Norte constitui um caso evidente de exclusão digital. O livre acesso à internet constitui hoje um item de primeira necessidade para as empresas, para os órgãos públicos, para os trabalhadores, estudantes e para o público em geral", argumentaram Angela Portela e Randolfe Rodrigues.



02/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anatel medirá qualidade da internet banda larga

Anatel publica regulamento com metas de qualidade para banda larga

Escolha de órgão para medir qualidade da banda larga está em debate

Brasil terá internet banda larga de qualidade e mais fiscalização do serviço

Mercadante defende Internet banda larga em todas as escolas públicas

Mercadante defende banda larga e internet em todas as escolas públicas