Audiência pública discute crise na indústria gaúcha



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse, nesta quarta-feira (10), que a política cambial do Brasil está afetando as exportações brasileiras, o que poderá provocar o aumento dos índices de desemprego, especialmente na indústria calçadista gaúcha. A afirmação foi feita durante a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, realizada no auditório Petrônio Portela, do Senado, que discutiuo tema "juros altos, setor exportador e câmbio".

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, também compartilha da opinião de que a política econômica adotada pelo atual governo - com a supervalorização da moeda brasileira - prejudica as exportações e descapitaliza os empresários. Para Rigotto, a atual política cambial afeta setores como o coureiro-calçadista, o de máquinas e implementos e o moveleiro.

Na opinião do governador, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que sofre mais impacto com a política cambial porque, conforme informou, o estado exporta 60% do total de calçados exportados pelo Brasil e também produz 60% das máquinas e implementos.

- O maior problema é o câmbio, a valorização excessiva e artificial do real. O câmbio tira a competitividade da indústria coureiro-calçadista e leva ao fechamento de empresas, demissões e desemprego. O Rio Grande do Sul perde com a concorrência chinesa e com o câmbio - afirmou.

Rigotto comunicou ainda que na próxima terça-feira (16) será realizada outra manifestação em Brasília, desta vez também com a presença dos governadores de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais e também com presidentes de federações de indústria, comércio e agricultura de vários estados. Participaram da audiência pública desta quarta-feira, trabalhadores da indústria coureiro-calçadista gaúcha, que vieram em cerca de 50 ônibus provenientes de várias cidades do interior do Rio Grande do Sul, além de empresários dos setores calçadistas e de máquinas e implementos daquele estado.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a mobilização é importante para evitar a demissão de trabalhadores da indústria calçadista gaúcha. De acordo com informações do governo estadual, o número de desempregados pode chegar a mais de 20 mil este ano.



10/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Finanças discute as influências da crise energética na economia gaúcha

Audiência sobre reflexos da crise mundial na indústria brasileira é encerrada

Indústria nuclear será tema de audiência pública da CCT

Tributação na indústria de cigarros é discutida em audiência pública

Indústria química será debatida em audiência pública

CAS fará audiência pública sobre desemprego na indústria de máquinas pesadas