Auditório do Interlegis passará a se chamar "Antonio Carlos Magalhães"



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (25) projeto de resolução (PRS 42/2007) de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO) que dá ao auditório do edifício-sede do Programa Interlegis o nome de "Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães". A inclusão da matéria na pauta ocorreu por sugestão do senador Efraim Morais (DEM-PB), que, na condição de 1º secretário do Senado, preside o Interlegis.

O novo nome do auditório é uma homenagem ao senador baiano Antonio Carlos Magalhães, falecido em julho. Na justificativa de sua proposta, Expedito Júnior lembra que Antonio Carlos implementou, quando presidente do Senado, "o grande esforço de modernização da complexa e extensa estrutura de representação política brasileira" com a criação do programa Interlegis.

O programa é formado por uma ampla rede informatizada de comunicação entre as assembléias legislativas de todo o país e as câmaras municipais, integrando as três esferas legislativas não hierarquizadas (Congresso Nacional - integrado pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados, assembléias legislativas e câmaras municipais).

Durante a discussão da matéria, o líder do DEM, José Agripino (RN) afirmou que Antonio Carlos Magalhães foi um grande líder, amado por muitos e odiado por poucos. Agripino lembrou também que ainda hoje tramitam matérias importantes de autoria de Antonio Carlos, como a proposta de emenda à Constituição (PEC) 48/2003, que trata da aplicação de recursos destinados à irrigação e a PEC 5/07, que institui o Fundo de Combate à Violência e Apoio às Vítimas da Criminalidade.

- Ele foi um homem que marcou sua vida pública pela honestidade de princípios e pela competência e dedicação - disse Agripino.

O senador Marcelo Crivella também enalteceu a memória de ACM.Ele disse que Antonio Carlos sofreu, em vida, "muitas calúnias e injúrias", mas observou que "a forma solene e respeitosa" com que a multidão acompanhou seu enterro em Salvador "revogou todos os agravos e injúrias que sofreu".



25/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Auditório do Interlegis passará a se chamar "Antonio Carlos Magalhães"

Antonio Carlos Magalhães dá nome ao Auditório do Interlegis

Auditório do Interlegis recebe nome de Antonio Carlos Magalhães

Morre Antonio Carlos Magalhães

TV Senado homenageia Antonio Carlos Magalhães

Garibaldi homenageia Antonio Carlos Magalhães