Augusto Botelho diz que índios devem ser ouvidos na elaboração de uma política indigenista



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) defendeu nesta quinta-feira (22) uma nova política indigenista, que a seu ver deverá passar, necessariamente, pelo crivo da vontade dos índios. Ele lembrou que a demarcação contínua da Reserva Raposa/Serra do Sol "não atende aos interesses dos indígenas que a habitam".

A área da Raposa/Serra do Sol, disse Augusto, é composta por indígenas aculturados, na sua esmagadora maioria, que se ocupam do comércio, da política e da agricultura, e já estariam entrosados com o modo de vida dos não-índios. Lá, os índios são capazes de zelar pelos seus interesses e de dizer como querem viver, ressaltou.

Infelizmente, lamentou o senador, para setores do governo e, sobretudo, da Fundação Nacional do Índio (Funai), os índios que vivem na Raposa/Serra do Sol são índios como quaisquer outros (ditos isolados), que não teriam condições de expressarem sua vontade e que devem, por isso mesmo, ser alvo de política indigenista formulada por burocratas e não por eles próprios.

- Vivemos em um Estado Democrático de Direito e, portanto, devemos dar voz ativa às diversas etnias da Raposa/Serra do Sol. Devemos auscultar a sua vontade, os seus anseios. Devemos buscar saber como querem viver e não impormos, de cima para baixo, uma política indigenista para eles - afirmou Augusto, para quem os índios da área da Raposa/Serra do Sol querem ter máquinas agrícolas, televisão, escola de qualidade, água gelada, ou seja, "os confortos que a vida moderna nos proporciona".

Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) destacou a necessidade de ampliar o debate sobre a ausência do Estado como a causa primária dos múltiplos conflitos que no momento ocorrem tanto nas grandes cidades quanto no campo brasileiro. Por sua vez, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) voltou a ressaltar a urgência na demarcação das terras indígenas.



22/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho pede justiça a índios e não-índios que ocupam a Reserva Raposa/Serra do Sol

Pedro Taques: índios devem ser ouvidos na decisão de grandes obras

Mozarildo: política indigenista deve levar em conta necessidades dos índios

General Augusto Heleno será convidado a debater política indigenista e defesa da Amazônia

Mozarildo e Augusto Botelho aplaudem recomendações do TCU para melhorar serviços de saúde a índios

Augusto Botelho elogia política de saúde do Executivo para servidores públicos federais