Augusto Botelho lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose



O senador Augusto Botelho (PT-RR) registrou a passagem, nesta segunda-feira (24), do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, instituído para lembrar o anúncio da descoberta, há 100 anos, do bacilo causador da doença pelo cientista Robert Koch.

Augusto Botelho, que é médico, lamentou que a tuberculose ainda provoque muitas mortes em todo o mundo e disse que o governo brasileiro já investiu R$ 120 milhões, entre 2003 e 2007, para aumentar a taxa de cura dos pacientes tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Augusto Botelho, a taxa de cura da tuberculose no Brasil é de 77%, contra 94% na China e 85% no Congo e na Índia. O senador ressaltou ainda que o Brasil ocupa o 16º lugar em uma lista de 22 países que registram o maior número de casos da doença, com aproximadamente 100 mil ocorrências da enfermidade e 6 mil óbitos por ano.

Augusto Botelho disse ainda que a falta de diagnóstico e o abandono do tratamento contribuem para o avanço da tuberculose no país. Segundo o senador, a doença é a nona causa de internação nos hospitais públicos, estando em quarto lugar entre as doenças infecto-contagiosas que mais provocam mortes no país.

- A principal medida para controlar a tuberculose é o diagnóstico precoce para o tratamento imediato e adequado. Todas as pessoas que apresentam tosse com catarro há mais de três semanas devem procurar um posto do SUS. Todos os postos do SUS estão em condições de fazer o diagnóstico e o tratamento para a tuberculose - garantiu.



24/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose

País lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose nesta quinta (24)

Augusto Botelho alerta sobre persistência da tuberculose

Augusto Botelho alerta para volta da tuberculose

Augusto Botelho lembra aniversário de Boa Vista

Augusto Botelho lembra Dia do Médico e reforça pauta de reivindicações da categoria