Austrália organiza comitiva para fazer negócios em MT
Empresários australianos prospectam negócios com o setor produtivo mato-grossense durante a Copa. A perspectiva é do cônsul-geral da Austrália no Brasil, Kym Fullgrabe, que esteve na quarta-feira (26) em Cuiabá para conhecer a cidade e inteirar-se sobre as possibilidades de comercialização com Mato Grosso.
“Minha tarefa principal é aumentar o nível de negócios entre Austrália e Brasil, e a Copa é uma grande oportunidade para isso”, disse. Fullgrabe citou como áreas de interesse especialmente a aquicultura, a bovinocultura e a mineração.
De acordo com o cônsul, os países poderão fortalecer as transações de minérios, expandindo a atuação para outros estados, como é o caso atual em relação a Minas Gerais, onde essa relação já está fortemente estabelecida. Além disso, destacou a expectativa de criar o intercâmbio de informações sobre melhoria genética de gado de corte, por exemplo.
A Austrália, que está no Grupo B, joga na Arena Pantanal, em Cuiabá no dia 13 de junho, às 18h (horário local), contra o Chile. Já estão confirmados 15 mil torcedores, mas a expectativa é que o número chegue a 23 mil, entre eles representantes de importantes empresas interessadas no agronegócio e na mineração.
Para impulsionar a relação comercial com o Brasil, a Austrália reservou um pacote de ingressos para os jogos do mundial, que serão destinados a convidados estratégicos, entre eles empresas patrocinadoras da seleção.
Em Mato Grosso, o cônsul conheceu o Projeto Novos Negócios, coordenado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e demonstrou entusiasmo em participar da iniciativa.
O cônsul ainda esteve na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Relação comercial
Atualmente, a relação comercial entre a Austrália e Mato Grosso não é representativa, tanto que o país não aparece no ranking geral dos 30 maiores países importadores do estado.
Entre os oito países que jogarão em Cuiabá, a Austrália ocupa o sexto lugar na pauta exportações, tendo comprado US$ 2,97 milhões de Mato Grosso em 2013, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Fonte:
Portal da Copa
27/02/2014 15:45
Artigos Relacionados
Governo recebe comitiva espanhola interessada em negócios
Comitiva de empresários da China chega ao Brasil em busca de negócios bilaterais
Mdic organiza missão de empresários à Líbia em busca de oportunidades de negócios
Brasil está na 126º posição em ranking de facilidade de fazer negócios
Brasil recebe 18ª Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul em busca de oportunidades de negócios
Seleção de natação embarca para torneio na Austrália