Autoridades suecas falam à CCT e CRE sobre licitação da FAB



Matéria alterada dia 30/09/2009 às 21h07

O Secretário de Estado da Defesa da Suécia, Hákan Jevrell; o Chefe da Divisão de Assuntos Militares do Ministério da Defesa da Suécia, Hákan Nilsson; o Presidente Mundial da Empresa SAAB, Ake Svensson; e o Encarregado de Negócios da Embaixada da Suécia, Christian de Filippi estarão no Senado nesta quinta-feira (1º), às 9h, para falar sobre a proposta de seu país para suprir a demanda brasileira por aviões de combate. Eles serão recebidos pelos presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Os presidentes das duas comissões convidaram nesta segunda-feira (28) todos os integrantes das agremiações e também os demais senadores para receberem a diplomata e o executivo. Os suecos vêm ao Senado Federal tratar da licitação F-X2, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), destinada à aquisição de 36 caças.

A licitação, que deve chegar a R$ 10 bilhões, ganhou destaque na imprensa quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, na presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que o Brasil iria adquirir caças franceses Rafale, que disputam a concorrência com o F 18, da americana Boeing, e o Grippen, da Saab. Americanos e suecos, então, aprofundaram suas propostas de transferência de tecnologia, uma vez que o resultado da licitação ainda não foi oficializado.

A reunião será na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa. No convite, os presidentes das comissões informam que, após a reunião com os suecos, será realizada a reunião ordinária Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).



28/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Autoridades suecas visitam o Senado

Suplicy homenageia autoridades suecas

Autoridades falam sobre repressão de cartéis em encontro em Brasília

Ministros falam sobre sobretaxa ao aço brasileiro

Senadoras falam sobre o Dia Internacional da Mulher

Jovens falam sobre a motivação de continuar na escola