AUTORIZAÇÕES PARA CRÉDITO INTERNO E EXTERNO DEVEM GANHAR NOVAS REGRAS



O Senado deve adotar em breve novas regras para aprovação de operações de crédito interno e externo, competência privativa da Casa, segundo a Constituição. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), responsável por instruir todos os pedidos de empréstimo, aprovou substitutivo do senador Vilson Kleinübing (PFL-SC) definindo procedimentos para aceitar ou não novos financiamentos para a União, estados e municípios.

- Desde 1996, a CAE já constatava a existência de várias lacunas na legislação, que permitiam aos estados e municípios endividamento em nível superior ao recomendável - afirmou o relator. O parecer de Kleinübing levou em conta principalmente projeto de resolução do senador Esperidião Amin (PPB-SC), que elaborou proposta para sanar as deficiências detectadas.

Entre as inovações introduzidas pelo substitutivo de Kleinübing, que agora segue para votação em regime de urgência no plenário da Casa, está a obrigatoriedade de realização de leilões eletrônicos na contratação de operações de crédito por antecipação de receitas orçamentárias (ARO). "Assim poderemos acabar com o absurdo das ARO, operações que têm um custo médio de 45% a 50% acima do custo do hot money, que já é mais que escorchante", afirmou Amin.

Para Kleinübing, a Resolução 69/95, apesar de listar diversas exigências, na prática permite a abertura de sucessivas exceções que viabilizam a aprovação dos pleitos, mesmo que não cumpram condições técnicas. "Da exceção ao descumprimento de regras menos importantes passou-se ao descumprimento de regras mais importantes", afirma Kleinübing, que há muito pede a revisão dessas normas, especialmente depois da CPI dos Precatórios.

- Os governadores e secretários de Fazenda devem estudar cuidadosamente as novas regras, pois elas mudam a cultura orçamentária e os padrões éticos do gerenciamento dos recursos dos estados - disse o senador José Fogaça (PMDB-RS).

O senador Bello Parga (PFL-MA) concorda com Fogaça: "A atuação dos gestores das finanças públicas de estados e municípios ganha melhores condições. É uma mudança para melhor". Para o senador Gilberto Miranda (PFL-AM), o substitutivo de Kleinübing é uma das propostas mais importantes já aprovados pelo Senado.



16/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novas regras devem incentivar uso racional do cartão de crédito, diz Tombini

Começa reunião da CAE que vota duas autorizações de operação de crédito externo

Sem urgência para votar novas regras do FPE, senadores confiam em parecer para ganhar tempo

Novas regras para suplente de senador devem ser votadas nesta quarta-feira

Concessão de crédito consignado para aposentados terá novas regras

Pessoas com deficiência devem seguir novas regras para obter passe livre em viagens