AUTORIZADOS RECURSOS PARA SISTEMA DE DEFESA CIVIL



A Comissão Mista de Orçamentos aprovou hoje (dia 4) parecer favorável a autorização para o Executivo abrir, no Orçamento da Seguridade Social, crédito suplementar de R$ 150 milhões em favor do Ministério do Planejamento, para o atendimento a despesas com o sistema de defesa civil.

O reforço orçamentário, conforme justificativa do governo, busca responder às previsões meteorológicas associadas ao aquecimento das águas do Pacífico - El Niño - e prevenir possíveis calamidades públicas e estados de emergência, como já ocorreu no Rio Grande do Sul.

Em seu parecer favorável, o senador Jáder Barbalho (PMDB-PA) enfatizou que o Executivo, com o projeto, dá uma resposta à ação legislativa da comissão especial criada para propor medidas preventivas nas regiões sujeitas ao fenômeno El Niño, assumindo sua responsabilidade pela segurança dos cidadãos.

A comissão também aprovou parecer favorável a autorização para o Executivoabrir crédito suplementar de R$ 30,7 milhões, destinados a custeio e investimentos do Ministério Público da União, Superior Tribunal de Justiça e outros órgãos do Judiciário. As matérias dependem ainda de deliberação do plenário do Congresso.

FISCALIZAÇÃO

O plenário da comissão também aprovou hoje (dia 4) dois requerimentos de informações apresentados pelo deputado Paulo Bernardo. Conforme um deles, dirigido ao presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, a comissão quer saber qual o montante de recursos do PIS/Pasep e do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) transferidos ao BNDES. Além disso, pede informações sobre quais os créditos concedidos pelo banco ao amparo daqueles programas; o volume de financiamentos e correspondente número de projetos e empregos diretos criados, com sua distribuição por unidade da federação; os principais setores beneficiados; e os rendimentos capitalizados pelo BNDES nos últimos três exercícios.

Pelo segundo requerimento, a comissão solicita ao ministro do Planejamento e Orçamento, Antônio Kandir, o envio do Programa de Despesas Globais das Estatais.



04/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agentes de defesa civil farão curso para operar sistema de solicitação de recursos

Senadores votam MP com recursos para a Defesa Civil

Novo conselho se reúne para avaliar Sistema Nacional de Defesa Civil

Municípios recebem recursos para ações de defesa civil

Municípios recebem recursos para ações de defesa civil

Municípios recebem recursos para ações de defesa civil