Azeredo reclama verbas prometidas para Aeroporto de Confins
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) reclamou nesta terça-feira (29) da morosidade do governo federal para liberar os R$ 150 milhões previstos no orçamento da União para o alargamento e a reurbanização de avenidas que dão acesso ao aeroporto de Confins e a duplicação e recuperação da MG-10, que é o principal acesso ao aeroporto.
Azeredo explicou que o aeroporto de Confins foi construído com capacidade de 5 milhões de passageiros por ano, mas, em 2003, apenas 364 mil passaram pelo terminal de embarque e desembarque, ou o correspondente a 7,29% de sua capacidade total. O senador disse que um dos argumentos para que o aeroporto tenha tão pouco movimento é justamente a distância de 38 quilômetros que o separa do centro de Belo Horizonte.
- Se todos esses projetos saíssem do papel, o aeroporto teria uma chance de ser melhor aproveitado, melhorando sensivelmente a economia mineira. Em contrapartida, temos o aeroporto da Pampulha, no centro de Belo Horizonte, com o problema inverso: o excesso de passageiros. Com capacidade de 1,5 milhão de passageiros por ano, cerca de 3 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto da Pampulha em 2003 - acrescentou.
Azeredo ainda citou reportagem do jornal O Estado de Minas, que comparou Confins a outros aeroportos do país. Segundo ele, o resultado é preocupante pois existe falta de segurança e é grande o desconforto dos passageiros, com filas constantes, insuficiência de salas de embarque, de balcões de check-in, esteiras de bagagem e pontes de embarque.
29/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo elogia intenção do governo de melhorar acesso ao Aeroporto de Confins
Infraero publica edital para ampliação do aeroporto de Confins em Minas
Infraero abre propostas de preços para licitação das obras do Aeroporto de Confins
Infraero habilita empresas para obras do Aeroporto de Confins em Belo Horizonte
Começam as obras no aeroporto de Confins (MG)
Nova ponte de embarque é inaugurada no Aeroporto de Confins