Balanço de mutirões no Piauí e Goiás revela que mais de cinco mil documentos foram emitidos em março



CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Registro como segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão entre os documentos solicitados pela população

 

Segundo balanço do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) emitiu 2.899 documentos no Piauí (PI) e 2.639 documentos em Goiás (GO), no mês de março, entre carteiras de trabalho, carteiras de identidade e CPFs. No período, uma onda de mutirões de documentação da trabalhadora rural ocorreu em todo o País.

Somente no Piauí foram 13 mutirões entre os dias 11 e 26, que atenderam os municípios localizados no Território da Cidadania Entre Rios. O Programa de Documentação da Mulher é uma ação do MDA, executada pelo Incra, em parceria com outros órgãos federais e estaduais.

Ao todo, no estado piauiense, foram emitidos 1.099 carteiras de trabalho, 916 carteiras de identidade, 884 CPFs. Também foram tiradas 1.168 fotografias 3 x 4 gratuitamente e, além disso, 1.038 atendimentos foram feitos por servidores do INSS que prestaram informações sobre aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença.

Para o coordenador do PNDTR pelo MDA/PI, Antonio Farias, os resultados ficaram acima da média. “A quantidade de documentos emitidos ficou acima do esperado. Isso significa, também, que as pessoas ainda estão muito carentes de documentação”, explica Farias.