Balão levará internet a comunidades distantes do País



 

Os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo,  e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, acompanharam nesta quinta-feira (14), o lançamento do balão Aerostato Brasileiro de Banda Larga (ABBL), que ocorreu no pátio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em Cachoeira Paulista (SP).

Trata-se de um balão equipado com sistema de comunicação para levar sinal de internet a comunidades distantes dos grandes centros urbanos, que será içado a 240 metros de altura, de onde se conectará com um ponto fixo em Cachoeira Paulista e um veículo que transportará um rádio. Com o equipamento, a comunicação em banda larga usando rádio frequência atinge maior área de cobertura em comparação às torres convencionais.

O projeto será desenvolvido em duas fases. A primeira será o teste em Cachoeira Paulista, com o balão transportando transreceptores. Se tiver sucesso, serão desenvolvidos protótipos industriais e levados a todas as regiões carentes do País, incluindo a cobertura da região Amazônica.

A tecnologia, desenvolvida pelo Inpe, integra o projeto Conectar e envolve a Telebrás, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e o Ministério das Comunicações, além de empresas especializadas,  responsáveis por agregar tecnologia espacial inovadora ao sistema de comunicação embarcado no balão.

Fonte:

Ministério das Comunicações



14/11/2013 14:51


Artigos Relacionados


Rádio e TV Cultura participam do encontro mundial de comunidades da internet

Radio e TV Cultura participam do encontro mundial de comunidades da internet

Funarte levará grupos de dança e teatro de todo o País para centros do Rio

Radio e TV Cultura marcam presença no maior encontro de comunidades da Internet

FAB faz campanha contra laser e balão no estado de SP

Tuma celebra Bartolomeu de Gusmão, inventor do balão a ar quente