Banco Central altera regras do compulsório sobre recursos a prazo
O Banco Central (BC) aprovou circular que altera regras do recolhimento compulsório dos bancos sobre depósitos a prazo, e permite que as instituições financeiras utilizem aproximadamente R$ 18 bilhões a mais no financiamento de automóveis e veículos comerciais leves. Esse valor representa acréscimo de 10% no total de crédito concedido ao setor.
A informação foi transmitida no início da noite de segunda-feira (21) pelo diretor de Política Monetária do BC, Aldo Mendes, acrescentando que a medida entra em vigor a partir de terça-feira (22). Segundo ele, a mudança permite que os bancos deduzam o valor dos financiamentos da base de recolhimento do compulsório – dinheiro que o banco separa dos depósitos a prazo e recolhe ao BC, por exigência da autoridade monetária, para evitar liquidez excessiva do mercado.
De acordo com Aldo Mendes, a medida confere maior dinamismo a um importante segmento da economia e cria melhores condições para que as instituições financeiras adotem políticas de concessão de crédito anticíclicas, sem comprometer os requisitos prudenciais.
Fonte:
Agência Brasil
22/05/2012 11:59
Artigos Relacionados
Banco Central consolida e redefine regras do compulsório sobre recursos a prazo
Banco Central ajusta compulsório sobre depósitos a prazo
Banco Central altera regras para devolução de cheques
Banco Central libera depósito compulsório
Banco Central altera medida sobre posições de câmbio das instituições financeiras
Banco Central prorroga depósito compulsório para garantir liquidez do sistema bancário