Banco Central recebe a última parcela de empréstimos das reservas internacionais
O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (31) que a última parcela dos empréstimos de dólares norte-americanos para as instituições financeiras, no valor de R$ 1,2 milhão foi liquidada na última sexta-feira (28). As operações foram realizados para permitir a elevação da liquidez do mercado financeiro e o adequado funcionamento da economia brasileira durante a recente crise financeira internacional.
De acordo com o BC, foram feitos 11 leilões, entre outubro de 2008 a abril de 2009, que resultaram em 137 contratos de empréstimos, com 31 diferentes instituições financeiras nacionais. Essas operações possibilitaram o financiamento de mais de 12.500 contratos de adiantamento de exportação e de 197 contratos de outras modalidades, como rolagem de empréstimos e financiamento a importações.
“A ausência de demanda por novos empréstimos a partir do segundo semestre de 2009 e a liquidação antecipada de grande parte dos valores emprestados demonstraram a força da economia brasileira na superação dos impactos sofridos como consequência da crise financeira internacional”, diz a nota do BC.
Fonte:
Saiba mais sobre o Banco Central no Portal Brasil.
01/06/2010 11:02
Artigos Relacionados
Banco Central mantém compra de dólares para reforçar reservas internacionais
Empréstimos a partir de R$ 1 mil serão monitorados pelo Banco Central
Presidente do Banco Central é eleito presidente do Conselho do Banco de Compensações Internacionais
CAE examina autorizações de empréstimos antes de ouvir presidente do Banco Central
Banco Central prevê redução da taxa média de juros de empréstimos bancários
Banco Central muda regra para turista estrangeiro durante jogos internacionais