Banco do Brasil firma parceria para apoiar produção de cana-de-açúcar em São Paulo



O Banco do Brasil (BB) e a Noble Group (empresa que atua nos ramos de mineração, agricultura, processamento, portos, navegação e comercialização de produtos minerais) firmaram Convênio de Integração Rural (BB Convir) de cerca deR$ 73 milhões, para executar um programa conjunto de aplicação de crédito rural e apoiar a integração da cadeia de cana-de-açúcar no estado de São Paulo, através de financiamento a projetos de investimento.

A expectativa é que cerca de 200 produtores rurais, por meio de facilidade no acesso ao crédito, empreendam seus projetos, suportados por contratos de integração. Eles terão, ainda, apoio por empresas especializadas em assistência técnica credenciadas junto ao banco.

Para o Banco do Brasil, o apoio ao agronegócio por intermédio do financiamento aos produtores integrados promove o desenvolvimento sustentável do País e amplia a capacidade de assistência no crédito rural. 

Convênio de Integração Rural  é um convênio celebrado entre o Banco do Brasil e grandes empresas que industrializam, beneficiam ou comercializam produção agropecuária. Essas empresas são chamadas de integradoras e se comprometem com a compra da produção de produtores denominados integrados. Pelo convênio, o BB financia os produtores rurais integrados dessas empresas, viabilizando o crescimento e a sustentabilidade do agronegócio.

Para o Banco do Brasil, o convênio amplia a capacidade de assistência no crédito rural. Para as empresas, garante a entrega de matéria prima nas épocas necessárias. Já, para o agricultor, proporciona o acesso ao crédito e a segurança de que sua produção será adquirida.

Com sede administrativa em Hong Kong e mais de 100 escritórios distribuídos por 40 países, o grupo iniciou suas atividades no Brasil em 2004. Atualmente, origina e comercializa uma carteira variada de commodities agrícolas.

No segmento sucroenergético, a Noble Brasil possui quatro usinas no estado de São Paulo com capacidade para moer 17 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, operando tradicionalmente na produção de açúcar, etanol e geração de energia através da utilização do bagaço da cana.

O projeto da Noble busca criar um novo modelo para o setor sucroalcooleiro, desde o plantio da cana, com a utilização de alta tecnologia, até o corte mecanizado, minimizando os custos logísticos e maximizando a rentabilidade do projeto.

 

Fonte:
Banco do Brasil



22/03/2012 20:46


Artigos Relacionados


Missão da Etiópia visita Brasil para conhecer produção do etanol a partir da cana-de-açúcar

Brasil firma parceria internacional para estimular produção sustentável de café

Banco do Brasil firma parceria com Programa Água Brasil em Natal

Governo firma parceria com Microsoft para apoiar capacitação de trabalhadores do País

Ministério do Trabalho firma parceria trabalhista para apoiar brasileiros em Boston (EUA)

Agricultura: Dia de Campo apresenta técnicas para produção de mudas de cana-de-açúcar