Banco do Nordeste cria linha de crédito especial para o Semiárido



O Banco do Nordeste criou uma linha de crédito emergencial contra a estiagem no Semiárido (Pronaf - Estiagem/2010), voltada para o financiamento de crédito de emergência para o custeio das atividades pecuárias. As operações podem ser contratadas até 15 de março deste ano. O valor máximo por operação é de R$ 2 mil. A informação foi publicada, nesta quarta-feira (19), no site do banco. 

A nova linha se destina aos agricultores familiares cujos empreendimentos se localizem em municípios da região semiárida de sete estados brasileiros - Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Estes municípios tiveram perdas de renda em decorrência de estiagem e decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública entre janeiro e setembro de 2010, reconhecidos pelos respectivos governos estaduais. 

Segundo o gerente em exercício do Ambiente de Gerenciamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programas de Crédito Fundiário do Banco do Nordeste, Máximo Antônio Sales, o prazo de pagamento é de no máximo dois anos, com juros de 0,5% ao ano e bônus de adimplência de 25% sobre cada parcela. 

Inicialmente, a operacionalização dessa linha de crédito se restringirá às demandas dos Grupos A, A/C e B do Pronaf, que utilizam recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O atendimento de pleitos dos demais agricultores familiares será realizado após pronunciamento do Tesouro Nacional quando à disponibilidade de recursos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). 

 

Fonte:
Banco do Nordeste



19/01/2011 16:58


Artigos Relacionados


Governo de SP cria linha de crédito especial para as Santas Casas

Governo cria linha de crédito especial para as Santas Casas

Banco Central cria linha de crédito para produtoras e cooperativas de café

Banco do Povo Paulista tem linha de crédito especial para taxistas

Governo cria linha de crédito especial para agricultores afetados pela seca

Produtores rurais têm linha de crédito especial no Banco do Povo