Bancos de leite humano precisam de doações



O estoque de leite materno está em baixa no Centro de Referência Nacional e Ibero-americano para Bancos de Leite Humano, localizado no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Rio de Janeiro. O instituto solicita a colaboração de mães lactantes.

A queda do estoque costuma acontecer no período de dezembro a fevereiro, já que, devido às festividades de fim de ano e às férias, muitas doadoras viajam e, com isso, a quantidade de litros de leite coletado diminui. O estado do Rio de Janeiro, por exemplo, está apresentando queda de 40% no estoque, o que representa aproximadamente 1.110 alimentações a menos por mês.

A coordenadora do programa de doação do leite no IFF, Danielle Silva, ressalta, entretanto, que a queda no estoque nesse período é nacional. “No Rio, a situação é mais grave porque a maioria dos pontos de coleta está na capital e quem viaja não tem como doar em outro lugar; já em São Paulo é diferente: há bancos de leite em várias cidades do interior e as mulheres podem continuar a doação mesmo em viagem”.

O leite materno coletado é destinado a alimentar bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas UTIs Neonatais durante o período de dezembro a fevereiro.

Como colaborar

As mães que desejarem colaborar devem entrar em contato pelo telefone gratuito 08000 268877 ou procurar o Banco de Leite Humano mais próximo da sua residência.

A partir desse contato, é feito um cadastro e uma inscrição. A única exigência é que a mãe esteja amamentado seu próprio filho. No caso de ela estar tomando algum medicamento, isso deve ser informado para que seja verificado se é possível doar ou não. A mulher também recebe orientações e, se necessário, tratamentos para solucionar alguma dificuldade que tenha em relação à amamentação.

Uma vez cadastrada como doadora, não há necessidade de ir ao banco de leite periodicamente, pois é o banco que vai à casa da mulher uma vez por semana recolher o que foi produzido, independentemente da quantidade. O banco também é responsável por fornecer o recipiente adequado: pote de vidro com tampa de plástico.

Como doar

Os procedimentos de doação são simples:

Primeira coleta:

• Usar o pote fornecido pelo banco de leite e, depois de concluída a coleta, colar uma etiqueta com seu nome e com a data dessa primeira coleta;
• Colocar o pote no freezer ou congelador.

Coletas posteriores:

• Esterelizar um copo de vidro em água fervente por 15 minutos; depois deixar secar no tempo (sem passar nenhum tipo de pano);

• Coletar o leite nesse copo; e despejar o conteúdo dentro do pote em que foi feita a primeira coleta e recolocá-lo no freezer ou congelador.

Recolhimento:

• Será realizado por funcionários após contato telefônico.

Fonte:

Fundação Oswaldo Cruz



21/01/2014 16:53


Artigos Relacionados


Hospital do Servidor recebe doações de leite humano

Bancos de leite estaduais precisam de doação

Congresso de bancos de leite humano reúne 22 países em Brasília

Especialistas discutem formas de ampliar rede de bancos de leite humano

Governo prepara lançamento de mais 21 Bancos de Leite Humano no País

Bancos de leite convocam mães para doações