Bancos de sangue do Estado estão em baixa



Secretaria da Saúde convoca paulistas a fazer doações

A Secretaria de Estado da Saúde precisa aumentar seus estoques de sangue e convocou os paulistas a fazer doações. Levantamento realizado até segunda-feira, 19, pela Hemorede, órgão que coordena os hemocentros em São Paulo, apontou uma queda de 30% nos bancos.

O nível é crítico e dá conta da demanda por apenas três dias. O normal é durar cinco dias. A falta de sangue pode provocar o cancelamento de cirurgias e colocar em risco a vida de paulistas. A campanha da Saúde começou na terça-feira em todo o Estado.

O maior hemocentro da América Latina, a Fundação Pró-Sangue, tem uma das piores situações do Estado com estoque para apenas dois dias. Habitualmente, a Fundação trabalha com estoque para até uma semana. A instituição é responsável por abastecer 129 hospitais na Grande São Paulo.

“O problema se agrava com o feriado prolongado, quando menos pessoas procuram os locais para doação e o risco de haver acidentes com potenciais pacientes necessitando de sangue aumenta consideravelmente”, afirma o coordenador da Hemorede, Osvaldo Dinini.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original. Quem recebeu a vacina contra gripe precisa aguardar 30 dias para fazer a doação de sangue. E quem estiver com gripe ou resfriado não deve doar temporariamente.

A Fundação Pró-Sangue possui quatro postos de coleta. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar.

Funciona de segunda a sexta das 7 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Para informações como quem pode doar, endereços dos postos de coleta e horário de atendimento, Disque Pró-Sangue 0800-55-0300.

Requisitos básicos para a doação de sangue:

- Estar em boas condições de saúde.

- Ter entre 18 e 65 anos.

- Pesar no mínimo 50kg.

- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho, Previdência Social ou Passaporte).

Impedimentos temporários

- Gripe: aguardar 7 dias.

- Gravidez.

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

- Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.

- Tatuagem nos últimos 12 meses.

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses. 

Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde a incidência de transmissão de malária é maior. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar 3 anos. 

Impedimentos definitivos:

- Hepatite após os 10 anos de idade.

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

- Uso de drogas injetáveis ilícitas.

- Malária.

Postos de Coleta da Pró-Sangue:

Posto Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar – Cerqueira César

De segunda a sexta, das 7 às 19h

Sábados, domingos e feriados das 8 às 18h

Estacionamento gratuito Subterrâneo Estapar – Garagem ClínicasPosto Mandaqui

R. Voluntários da Pátria, 4.227 - Mandaqui

De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16hPosto Dante Pazzanese

Av. Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera

De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16hPosto Castelo Branco

R. Ari Barroso, 355 - Osasco

De segunda a sexta, das 8 às 17h

Da secretaria de Saúde



05/26/2008


Artigos Relacionados


Bancos de sangue do Estado estão com estoques baixos

Bancos de leite e de sangue alertam para baixa nos estoques no fim do ano

Bancos de sangue de SP precisam de doação

Bancos de Sangue recebem doações no final de semana

Bancos de Sangue recebem doações no final de semana

Bancos de sangue precisam de doação antes do Carnaval