Banda Jovem do Estado é atração do Memorial no domingo
Apresentação acontece domingo, às 19 horas, com entrada franca
A Banda Jovem do Estado, formada por 70 músicos bolsistas do Centro Tom Jobim, com direção artística da Maestrina Mônica Giardini, apresenta no domingo, 23, às 19h, no Memorial da América Latina, uma seleção de obras de compositores contemporâneos, com regência do Maestro Marcos Sadao Shirakawa.
O concerto se inicia com “An Outdoor Overture”, de 1938, de Aaron Copland (1900-1990), tido por muitos como o principal compositor americano de música clássica do século XX, autor de peças conhecidas como “Rodeo”, “Billy the Kid” e “Fanfarre for the Common Man”, entre outras.
Na seqüência, “Othello”, de 1977, do também americano Alfred Reed (1921-2005), um dos mais expressivos compositores de instrumentos de sopro e percussão, com obras executadas por bandas de todo o mundo. O compositor visitou o Brasil em 1997, ocasião em que regeu programa com sua música junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
A terceira peça é “Dance Movements”, de 1995, uma obra encomendada pela Força Aérea dos Estados Unidos ao compositor inglês Philip Sparke, nascido em Londres em 1951.
A apresentação se encerra com “Blue Shade”, escrita em 1996 pelo americano Frank Ticheli, nascido em Louisiana em 1958, uma composição bastante influenciada pelo jazz e os blues.
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo
Formada por 70 músicos bolsistas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em 14 anos de atividades, tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin, e Paulistana - Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco.
Maestro Marcos Sadao Shirakawa - Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP. Estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.
Participou dos Festivais de Musica em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, do Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens na Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Tem orientação de regência com a Maestrina Mônica Giardini e Maestro Carlos Moreno e participou do curso de regência com o Maestro Markus Amgwerd (Suiça) na Oficina de Música de Curitiba . Em 2005, atuou como regente convidado da 1ª Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Atualmente é professor de trombone e música de câmara no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim , regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão.
FICHA TÉCNICA
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo / Regente: Mônica Giardini / Regente Assistente: Marcos Sadao Shirakawa / Produtora Executiva: Maria Lúcia Medeiros Gumiel / Produtores: Joel Lourenço e Fátima de Almeida Leria / Arquivista: Patrícia Montagnani Thomaz/ Inspetor: Aroldo de Brito
Montadora: Roseli Siqueira
O Centro Tom Jobim é uma Organização Social da Cultura ligada à Secretaria Estadual da Cultura.
Serviço:
Data: Dia 23 de setembro de 2007, domingo, às 19h
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolivar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda.
Tel.: 3823.4768 - Entrada Franca
876 lugares - Acesso para deficientes físicos, Ar condicionado
Do Centro Tom Jobim
(I.P.)
09/18/2007
Artigos Relacionados
Domingo tem Banda Sinfônica Jovem do Estado de graça
Banda Sinfônica Jovem do Estado se apresenta neste domingo
Banda Sinfônica Jovem do Estado apresenta ópera gratuita no domingo
Banda Jovem do Estado executa concerto com entrada franca, neste domingo, 21
Memorial recebe Banda Sinfônica Jovem no fim de semana
Cultura: Banda Sinfônica Jovem no Memorial da América Latina