BC mantém em 20% projeção de aumento do volume de crédito



O Banco Central (BC) manteve a projeção de crescimento do volume de crédito neste ano em 20%, na comparação com 2009. O estoque de crédito ao final deste ano deverá representar 48% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País.


Em maio deste ano, o volume total de empréstimos bancários chegou ao recorde de R$ 1,5 trilhão e representa 45,3% do PIB. O chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, afirmou que “o crédito vem crescendo a taxas expressivas” e de “maneira uniforme tanto para pessoas físicas quanto para as jurídicas”.


A expectativa do BC para este ano é que o crédito com recursos livres (com taxas de juros livremente pactuadas) para pessoas físicas cresça 18% e para as empresas, 17%.


O crédito direcionado (com taxas ou recursos pré-estabelecidos em normas governamentais, destinado principalmente para os setores rural, habitacional e de infraestrutura) deve crescer 26%, uma acomodação uma vez que em 12 meses encerrados em maio cresciam 34,3%.


Segundo as projeções do BC, os bancos públicos devem ter expansão de 20% no estoque de crédito, sendo que em 12 meses até maio o aumento foi de 31%. Isso reflete uma operação expressiva da Petrobras, que tomou empréstimo de R$ 25 bilhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Os bancos privados nacionais, por sua vez, devem crescer 24% e os estrangeiros, 9%. Em 12 meses até maio, os bancos privados nacionais cresceram 14,5% e os estrangeiros, 5,4%.


Fonte:
Agência Brasil



Saiba mais sobre Banco Central no Portal Brasil.

 



23/06/2010 17:17


Artigos Relacionados


BC altera projeção para o volume de crédito em relação ao PIB de 2010

Mercado mantém projeção para crescimento do PIB

Banco Central mantém projeção de crescimento em 7,3%

Mercado financeiro mantém projeção de crescimento da economia em 2,5%

Mercado mantém projeção de inflação para 2012 em 5,27%

Analistas mantêm projeção de crescimento da economia este ano em 3,27%