Belém sediará campeonato sul-americano de Desportos Aquáticos



A capital paraense Belém receberá, de 12 a 25 de março, o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos. O evento reunirá cerca de 800 atletas de 12 países, que disputarão cinco modalidades: nado sincronizado, saltos ornamentais, natação, polo aquático e maratona aquática. As provas de natação serão seletivas para o índice olímpico. Entre os participantes brasileiros, estão os atletas César Cielo e Thiago Pereira, esperanças de medalha nas Olimpíadas de Londres, que acontecem de 27 de julho a 12 de agosto.

Além do país anfitrião, participam do campeonato Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia, Suriname, Guiana e Venezuela. As disputas serão realizadas no Parque Aquático da Escola Superior de Educação Física, local onde os atletas estarão reunidos durante todo o período da competição.

Javier Lopez e Coaracy Nunes, presidentes das confederações Sul-Americana e Brasileira de Desportos Aquáticos, visitaram o local no último dia 7 acompanhados pelo governador Simão Jatene e pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, e avaliaram que o palco das competições estava em perfeitas condições.

“O Pará está absolutamente preparado”, garantiu Lopez, que destacou a experiência da capital paraense na realização de eventos esportivos internacionais, como o Sul-Americano Júnior, em 2004. “Encontramos um cenário renovado, realmente melhor. As condições são excelentes, graças ao apoio e à vontade do Pará em receber o desporto aquático”, justificou.

Segundo Coaracy Nunes, a cidade está pronta para sediar a competição, que é extremamente importante pelo caráter pré-olímpico. “As pessoas do Pará são altamente responsáveis e competentes para sediar um campeonato desse porte”, afirmou.

Incentivo

Paralelo às obras de reforma, um novo projeto que visa ao incentivo e à valorização dos atletas paraenses começou a ser discutido. A ideia é trabalhar na formação de atletas de destaque nos saltos ornamentais. “É uma forma de realizar inclusão social e, ao mesmo tempo, despertar grandes atletas para a modalidade”, adiantou Marcos Eiró.

 

Fonte:
Ministério do Esporte

 



28/02/2012 14:29


Artigos Relacionados


Brasileiros conquistam Mundial de Desportos Aquáticos

Rio de Janeiro sediará Campeonato Mundial de Judô 2013

Brasil sediará Campeonato Mundial de Canoagem Onda em 2013

Brasil lidera ranking de medalhas no Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos

Belém recebe Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

Brasil leva quatro medalhas em Campeonato Latino-Americano