Belo Horizonte
A Cidade de Minas foi fundada em 12 de dezembro de 1897 e seu povoamento deu-se por meio de incentivos do governo, que concedeu gratuitamente lotes de terra e ajuda na construção de moradias. Foi nesse período que passou a ser a nova capital de Minas Gerais, que antes era Mariana.
Só em 1906, a Cidade de Minas passou a se chamar Belo Horizonte. Nessa época, era prevista uma grande expansão industrial, o que impulsionou o comércio e a prestação de serviços. Primeira cidade planejada do Brasil, Belo Horizonte tornou-se uma metrópole com amplas avenidas, ruas arborizadas e traços arquitetônicos incomuns – destaque para os conjuntos da Praça da Liberdade e da Pampulha.
No decorrer do século 20, BH cresceu a ponto de exceder os limites planejados da Avenida do Contorno e as fronteiras municipais. Hoje, a Grande Belo Horizonte compreende 33 municípios. A capital mineira é emoldurada pelas montanhas da Serra do Curral. A vida noturna é um dos destaques de BH: é considerada a cidade brasileira com maior número de bares por habitante.
A parte cultural também não deixa a desejar, com museus dedicados a diversos temas, dentre os quais, artes e história natural. Além disso, a capital mineira destaca-se na indústria automobilística e de autopeças, siderurgia, eletrônica e construção civil.
Belo Horizonte é classificada uma metrópole dinâmica com 2,5 milhões de habitantes. Considerando-se os municípios que formam a Região Metropolitana, essa população sobe para 4 milhões de habitantes, de acordo com o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os setores da construção civil, da siderurgia, da mineração, de eletroeletrônica, automobilística e de autopeças destacam-se em Minas Gerais. A indústria de calçados também é bastante relevante. Somente no eixo Belo Horizonte-Contagem são produzidos 350 mil pares diariamente.
BH também sedia rotineiramente congressos, seminários, encontros e festivais. Possui uma economia desenvolvida e já foi sede de importantes eventos internacionais, como Ecolatina, Encontro das Américas e Encontro Econômico Brasil-Alemanha.
Belo Horizonte conta com uma infraestrutura de 36 teatros, 54 salas de cinema e mais de 30 galerias de arte. Além disso, 18 museus recontam a vida da capital e do Estado de Minas Gerais, e expõe objetos de grande valor histórico e cultural. A capital mineira realiza, durante o ano, inúmeros festivais internacionais, com destaque para o de teatro e a dança. Essa efervescência cultural também é encontrada na gastronomia.
A cachaça, aguardente de cana-de-açúcar, é um produto tradicional de Minas Gerais, famosa no Brasil e no mundo. A vasta culinária mineira – como o tutu de feijão com torresmo, galinha ao molho pardo e leitão a pururuca – é preparada no típico fogão a lenha, muito difundido na região.
Atrações
BH conta uma grande rede hoteleira, restaurantes requintados, bares variados, centros de convenções, aeroportos e vida noturna. Os principais pontos turísticos são o conjunto arquitetônico e a lagoa da Pampulha, o comércio e a vida noturna do bairro Savassi, o Mercado Central de Belo Horizonte e a Feira Hippie da Afonso Pena.
Dados gerais
Fundação: 12 de dezembro de 1897
Área: 330,954 km²
População: 2,4 milhões de habitantes
Densidade: 7.290,8 hab/km²
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 32.725.361 mil
Principais times de futebol: Atlético-MG, Cruzeiro e América Mineiro
15/07/2010 17:10
Artigos Relacionados
Belo Horizonte celebra 116 anos
LAURO HOMENAGEIA BELO HORIZONTE
Fórum de Coprodução começa em Belo Horizonte
Belo Horizonte apresenta embaixadores da Copa
Assinatura de contratos do PAC são firmados em Belo Horizonte
Prefeitos mineiros se reúnem em Belo Horizonte