Belo Monte é essencial para o suprimento de energia, diz Delcídio Amaral



Em pronunciamento nesta terça-feira (20), o senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse que a construção da usina de Belo Monte representa uma vitoria do povo brasileiro e que o empreendimento é essencial para o suprimento de energia do país.

No final da tarde, o consórcio Norte Energia - que tem participação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), da construtora Queiroz Galvão e outras empresas - venceu o leilão para a construção do empreendimento, após diversos questionamentos judiciais. Na avaliação do senador, a edição de liminares faz parte do Estado Democrático de Direito.

Delcídio Amaral lembrou que atuou na construção da usina de Tucuruí, no Pará, e que esse empreendimento também foi objeto de liminares na Justiça, nos anos de 1980.

O senador destacou que as usinas atuais deixaram de constituir grandes reservatórios, como Tucuruí, "foram encolhendo" e começaram a operar a fio d'água (geração de energia no fluxo do próprio rio), como forma de evitar a formação de lagos gigantescos e minimizar impactos ambientais.

- As soluções adotadas para Belo Monte mitigam os grandes impactos, trazem menos transtornos à população - afirmou, destacando a necessidade de qualificação de mão de obra local para a construção da usina.

Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que a sociedade evoluiu muito nos últimos anos e que, atualmente, qualquer empreendimento, seja em que área for, tem que levar em conta a viabilidade econômica e a sustentabilidade ambiental.



20/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio do Amaral é o novo presidente da Subcomissão de Belo Monte

Dornelles defende Belo Monte como essencial ao crescimento econômico

Para Delcídio do Amaral, Brasil não corre risco de racionamento de energia

Áudio | Delcídio diz que usina de Belo Monte só entrará em operação se condicionantes forem cumpridas

Belo Monte já poderia ter gerado energia para consumo do País por um ano, diz Aneel

ANA autoriza utilização de águas do Xingu para gerar energia de Belo Monte