BENEDITA DA SILVA COMEMORA DIA DA ÁFRICA



Ao destacar hoje (dia 26) que em 25 de maio comemora-se o Dia da África, a senadora Benedita da Silva (PT-RJ) lembrou que "foi nesse dia, no ano de 1963, que 33 chefes de Estado, representantes das nações africanas, assinaram a "Carta Africana", em Addis-Abeba, externando o desejo de se unirem em torno da unidade e da libertação do continente".

Benedita da Silva disse que os princípios desse documento foram: igualdade entre os Estados; não ingerência nos assuntos internos; e respeito à soberania territorial, refletindo o desejo de livrar a África da exploração e opressão, o legado de séculos de colonização. A senadora afirmou que ainda está distante o ideal estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas, na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Segundo a senadora, os povos africanos ainda sofrem as conseqüências negativas do passado colonial, em que o colonizador europeu, além da exploração predatória das riquezas econômicas africanas, deixou outras marcas de ordem social, política e geográfica, como a criação de fronteiras artificiais, separando etnias e obrigando grupos rivais a dividirem o mesmo espaço geográfico.

- A luta das nações africanas por seu verdadeiro desenvolvimento econômico, social e político, sem desprezar sua história, suas tradições e sua cultura, é uma luta que precisa ser apoiada por toda a comunidade internacional - pregou a senadora.



26/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA DA SILVA EXALTA PRESTES

Benedita da Silva: 'Mário Covas era coerente.'

Sarney recebe visita de Benedita da Silva

BENEDITA DA SILVA EXALTA ARTISTAS NEGROS

BENEDITA DA SILVA CRITICA REFORMA ADMINISTRATIVA

BENEDITA DA SILVA DESTACA ENCONTRO NA CÂMARA